Geral

Citigroup anuncia venda de operações do varejo no Brasil

Capa da Notícia

19 de fevereiro 2016

A direção do Citigroup confirmou hoje (19/02), a intenção de vender seus negócios de varejo no Brasil, na Argentina e na Colômbia, que incluem as áreas de banco de varejo e cartões de crédito. De acordo com o Citi, será mantida a presença e o atendimento para clientes corporativos e institucionais nesses países.

Depois de encerrar esta reestruturação, o grupo atenderá 54 milhões de clientes nos Estados Unidos, no México, no Pacífico Asiático, na Europa e no Oriente Médio, que hoje representam 93% da base de receita da instituição.

O presidente do Citi, Michael Corbat, afirmou, de acordo com comunicado divulgado nesta sexta-feira, que o banco decidiu focar esforços nas oportunidades com os clientes institucionais nesses países e em toda a América Latina.

Atualmente, o Citi está na 11ª posição do ranking de ativos do mercado brasileiro, com R$ 80,6 bilhões, de acordo com dados do Banco Central. A unidade na Argentina, fundada em 1914, foi a primeira filial do banco fora dos Estados Unidos e reúne US$ 3 bilhões em ativos.

Nos últimos anos, o Citi teve idas e vindas em sua estratégia para o varejo brasileiro, alternando momentos em que pretendia focar na alta renda com outros em que resolveu ampliar o atendimento a clientes mais populares. O último ajuste estratégico ocorreu no começo de 2013, quando Fábio Fontainha assumiu a área de varejo e iniciou um reposicionamento para tornar o segmento 100% centrado no mercado de alta renda.

Fonte: Valor Econômico