Conselheiros discutem pautas e estratégias de ação para 2016

19 de fevereiro 2016
Os conselheiros e membros dos Comitês de Gestão da Fundação Itaú Unibanco, que representam os funcionários, reuniram-se no dia 12 de fevereiro, na sede da Contraf-CUT, em São Paulo, para discutir as reivindicações que serão debatidas com a direção do fundo de previdência complementar este ano e as estratégias de negociação.
A Fundação abriga os diversos planos de previdência do banco e o representante do Conselho Deliberativo, André Luis Rodrigues, fez um balanço da atuação e do espaço dos trabalhadores.
Uma das propostas levantadas foi a incorporação do Funbep (Fundo de Pensão dos Funcionários do Banestado).
“São dois representantes dos funcionários em cada Conselho. A migração do Funbep para a Fundação poderia aumentar nosso poder de negociação com o banco para discutir com mais força a gestão e as deliberações da entidade sobre os planos de previdência. É um tema importante, que debateremos com mais amplitude nas próximas reuniões”, destacou André.
Além disso, ele considera fundamental a abertura da previdência privada para todos os funcionários do Itaú. “Atualmente, a maioria não tem nenhum tipo de plano de previdência complementar”, completa Cesar Caldana, secretário jurídico do Sindicato de Londrina e suplente do Conselho Deliberativo da Fundação Itaú Unibanco.
Na reunião, os conselheiros também debateram a ampliação dos canais de comunicação com os participantes, para aprofundar as discussões sobre as demandas da Fundação.
Para visitar os sites da Fundação e do Funbep, acesse:
http://www.fundacaoitauunibanco.com.br/
http://www.funbep.com.br/