Geral

Representantes dos funcionários nos planos de previdência se reúnem em SP

Capa da Notícia

19 de dezembro 2013

Os representantes dos trabalhadores ativos e dos assistidos nos planos de previdência da Fundação Itaú Unibanco estiveram reunidos na quarta-feira (18/12) na sede da Contraf-CUT, em São Paulo, para debater demandas e montar uma pauta de reivindicações que possa melhorar a transparência e a administração financeira dos planos. Na ocasião, também foi definida a produção de material de divulgação para apresentar as ações dos eleitos para os Conselhos Deliberativo, Fiscal e Comitês de Planos.

O representante do Conselho Deliberativo, André Luis Rodrigues, fez uma retrospectiva sobre a Fundação, ressaltou algumas situações onde os enfrentamentos com o patrocinador foram mais tensos até chegar no momento atual. Os dirigentes sindicais eleitos para os Comitês por planos falaram em seguida sobre as reuniões já realizadas para que fosse possível fazer uma análise conjuntural a respeito do que esta ocorrendo na Fundação Itaú Unibanco.

O presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro, fez um relato das realizações que a entidade encampou em 2013, sobre a excelente Campanha Salarial, na qual a ousadia, mobilização e unidade garantiram grandes conquistas para os trabalhadores bancários.

Segundo César Caldana, diretor do Sindicato de Londrina e recém eleito suplente para o Conselho Deliberativo com apoio da Fetec-CUT/PR, a participação dos suplentes nas reuniões, a criação de um grupo virtual de todos os dirigentes para que as demandas dos trabalhadores com respeito ao seu plano de previdência sejam encaminhadas, ferramentas de divulgação, como, por exemplo, Facebook, Skipe e Wat Zaap, são medidas excelentes para potencializar a participação dos ativos e assistidos.

Foi deliberado ainda na reunião a produção de informativo trimestral sobre previdência, com dados relevantes e com uma linguagem apropriada ao púbico a que se destina para que possa incentivar uma maior participação e interesse pelo assunto, criando uma cultura previdenciária que hoje não existe. “Isto se refletiu na última eleição com um número muito baixo de participantes”, avaliou Jair Alves, membro da coordenação da COE Itaú Unibanco. Este material será dirigido aos participantes ativos e aposentados dos fundos de pensão da Fundação Itaú Unibanco.

Sobre a condução da Fundação na administração dos valores alocados em cada plano também foram levantados vários pontos que serão apresentados aos representantes da patrocinadora.

"Todo o debate desta reunião teve como foco principal maior transparência para com as pessoas que nos deram o voto de confiança e nos elegeram e também com a preocupação de que todos os trabalhadores tenham previdência complementar, pois hoje mais da metade das pessoas que trabalham na instituição não possuem", relata Cesar.

Para ele, este debate serviu para que seja possível apontar, fazer avaliações e redirecionar as ações dos representantes dos funcionários nos Conselhos. "Assim, teremos condições de impedir que o banco venha tentar qualquer tipo de manobra que prejudique ou deixe de contemplar os participantes ou assistidos, cabendo ao representante eleito verificar se as normas estão sendo respeitadas, denunciando ao órgão fiscalizador (PREVIC), que irá solicitar explicações à administração da Fundação”, ressalta César.