O que é a endometriose?

20 de março 2015
A endometriose é uma doença que se caracteriza pela presença de endométrio fora do útero. O endométrio é a camada que reveste o interior do útero e que é renovado mensalmente através do fluxo menstrual. Em algumas situações este tecido, ao invés de ser eliminado, volta pelas trompas, alcança a cavidade pélvica e abdominal, gerando a endometriose.
Suas causas ainda são desconhecidas, mas acredita-se que essa doença pode estar ligada ao sistema de defesa do organismo, fazendo com que ela apareça em uma parcela das mulheres com menstruação retrógrada. Especialistas acreditam que a endometriose surge na adolescência, podendo ser diagnosticada quando ocorrerem cólicas menstruais de grande intensidade.
Fatores de risco
A endometriose pode surgir com maior possibilidade na mulher cuja mãe ou irmã tem esta complicação. Veja outros fatores de risco:
- Começar a menstruar muito cedo
- Nunca ter tido filhos
- Ciclos menstruais frequentes
- Menstruações que duram sete dias ou mais
- Problemas como hímen não perfurado, que bloqueia a passagem do sangue da menstruação
- Anormalidades no útero
Estima-se que entre 10% e 14% das mulheres em fase reprodutiva (de 19 aos 44 anos) e de 25% a 50% das mulheres inférteis tenham esta doença.
O diagnóstico pode ser feito por meio do relato ao médico a respeito dos sintomas e com base neles pode ser solicitada a realização de alguns exames, como, por exemplo, pélvico, realizado pelo próprio ginecologista, ultrassom, ressonância magnética e laparoscopia.
Como é o tratamento?
O tratamento indicado para a endometriose vai depender de cada caso, podendo ser administrados medicamentos para controlar a dor, cirurgia para retirar as áreas afetadas e, nas situações mais complicadas, a retirada dos dois ovários.
O médico vai observar, a idade da paciente, a gravidade dos sintomas e da doença e verificar se a mulher deseja ter filhos. Neste caso, há um risco de retorno da doença em uma a cada três mulheres.