Geral

Três agências em Londrina têm expediente retardado no Dia Nacional de Luta

Capa da Notícia

20 de junho 2016


Paralisação da agência da Rua Minas Gerais,
no Dia Nacional de Luta dos funcionários do Santander

Para pressionar o Santander a avançar nas negociações do Acordo Aditivo, o Sindicato de Londrina está retardando hoje (20/06) a abertura de três agências do banco localizadas no centro da cidade.

As atividades fazem parte do Dia Nacional de Luta dos funcionários do banco espanhol, como forma de combater a enrolação na discussão do Aditivo.

“Nós já tivemos três rodadas de negociação, detalhamos nossas reivindicações, mas o Santander não apresentou qualquer proposta. Pelo contrário, quer renovar o Aditivo, às pressas, sem os avanços que estamos buscando”, afirma Acácio dos Santos, diretor do Sindicato de Londrina, diretor Regional da Afubesp e representante da Fetec-CUT/PR na COE Santander.


A atividade do Sindicato de Londrina também está atingindo a agência Centro do Santander

Segundo Acácio, esse posicionamento do banco não se justifica, pois os números dos últimos balanços demonstram resultados extremamente positivos. Entre janeiro e março de 2016, o Santander obteve lucro líquido de R$ 1,66 bilhão, o que representou crescimento de 1,7% em comparação com o valor contabilizado no mesmo período do ano passado e de 3,33% em relação aos últimos três meses de 2015. Só com o que arrecada através das tarifas, o banco cobre 148% da folha de pagamento.

“O Santander tem plenas condições de nos atender e valorizar o trabalho dos funcionários”, cobra o diretor do Sindicato de Londrina.

 

Principais reivindicações do Acordo Aditivo

- Mudanças na definição das metas abusivas

- Empréstimos aos bancários e bancárias com juros reduzidos

- Manutenção do filho com até 24 anos como dependente no Plano de Saúde, desde que o mesmo esteja cursando faculdade

- Mudança na postura dos médicos quando da realização de exames de retorno ao trabalho

- Retorno gradual dos funcionários que se afastaram do trabalho para tratamento de saúde

- Transparência nos índices qualitativos para que o bancário e a bancária saibam o que está sendo levado em conta nas avaliações

- Regras justas na definição do PPRS (Programa de Participação nos Resultados do Santander)

Por Armando Duarte Jr.