Três agências em Londrina têm expediente retardado no Dia Nacional de Luta

20 de junho 2016
![]() Paralisação da agência da Rua Minas Gerais, no Dia Nacional de Luta dos funcionários do Santander |
Para pressionar o Santander a avançar nas negociações do Acordo Aditivo, o Sindicato de Londrina está retardando hoje (20/06) a abertura de três agências do banco localizadas no centro da cidade.
As atividades fazem parte do Dia Nacional de Luta dos funcionários do banco espanhol, como forma de combater a enrolação na discussão do Aditivo.
“Nós já tivemos três rodadas de negociação, detalhamos nossas reivindicações, mas o Santander não apresentou qualquer proposta. Pelo contrário, quer renovar o Aditivo, às pressas, sem os avanços que estamos buscando”, afirma Acácio dos Santos, diretor do Sindicato de Londrina, diretor Regional da Afubesp e representante da Fetec-CUT/PR na COE Santander.
![]() A atividade do Sindicato de Londrina também está atingindo a agência Centro do Santander |
Segundo Acácio, esse posicionamento do banco não se justifica, pois os números dos últimos balanços demonstram resultados extremamente positivos. Entre janeiro e março de 2016, o Santander obteve lucro líquido de R$ 1,66 bilhão, o que representou crescimento de 1,7% em comparação com o valor contabilizado no mesmo período do ano passado e de 3,33% em relação aos últimos três meses de 2015. Só com o que arrecada através das tarifas, o banco cobre 148% da folha de pagamento.
“O Santander tem plenas condições de nos atender e valorizar o trabalho dos funcionários”, cobra o diretor do Sindicato de Londrina.
Principais reivindicações do Acordo Aditivo |
- Mudanças na definição das metas abusivas - Empréstimos aos bancários e bancárias com juros reduzidos - Manutenção do filho com até 24 anos como dependente no Plano de Saúde, desde que o mesmo esteja cursando faculdade - Mudança na postura dos médicos quando da realização de exames de retorno ao trabalho - Retorno gradual dos funcionários que se afastaram do trabalho para tratamento de saúde - Transparência nos índices qualitativos para que o bancário e a bancária saibam o que está sendo levado em conta nas avaliações - Regras justas na definição do PPRS (Programa de Participação nos Resultados do Santander) |
Por Armando Duarte Jr.