Sindicato mobiliza avaliadores de penhor da Caixa

20 de julho 2016
![]() Amaury Soares: este direito não pode ser retirado pela natureza das atividades que provocam prejuízos à saúde dos trabalhadores |
O Sindicato de Londrina realizou atividade hoje (20/07) na agência Centro, da Caixa Econômica Federal, para mobilizar os empregados do setor de Penhor contra a retirada do Adicional de Insalubridade.
Foi distribuída Carta Aberta aos clientes e usuários denunciando o corte deste direito, que graças à pressão do movimento sindical nos últimos dias, foi mantido para o mês de julho.
Clique aqui para ler a Carta Aberta.
“Este Adicional é necessário porque os avaliadores de penhor trabalham com substâncias químicas e insalubres, não podendo ser retirado pela natureza das atividades que provocam prejuízos à saúde dos trabalhadores”, afirma Amaury Soares, diretor do Sindicato de Londrina.
Segundo Amaury, a diretoria da Caixa alega que as condições de trabalho destes empregados são adequadas e deu prazo até o dia 11 de agosto para que as entidades sindicais apresentem laudos técnicos que justifiquem a manutenção do Adicional de Insalubridade para os avaliadores de penhor.
Este direito existe há 40 anos e atualmente são 900 os avaliadores de penhor que podem perde-lo. O setor é responsável por mais de 30% das receitas da Caixa.
Por Armando Duarte Jr.