Geral

Polícia prende suspeitos de roubo a bancos no Norte do Paraná

Capa da Notícia

21 de janeiro 2016

Através da Operação “Cangaço”, desenvolvida ontem (21/01), pela Sesp (Secretaria Segurança Pública do Paraná), foram presas mais de 20 pessoas suspeitas de fazerem parte da quadrilha que roubou diversos bancos nos últimos meses no Norte do Paraná.

Cerca de 200 policiais civis e militares participaram da ação em sete cidades do Estado para cumprir 66 mandados de prisão, busca e apreensão. Um dos suspeitos, tido como um dos líderes da quadrilha, reagiu à abordagem feita em Ortigueira, e foi morto durante o confronto com a polícia.

Durante a investigação, iniciada no ano passado, a equipe do Diep (Departamento de Inteligência do Estado do Paraná) constatou que esta quadrilha pode ter roubado quase R$ 4 milhões das instituições bancárias. Em algumas cidades, os criminosos roubaram mais de um banco e até uma agência dos Correios.

Em dezembro de 2015, a audácia dos bandidos foi tamanha que as agências do Itaú e do Banco do Brasil em Tamarana tiveram as paredes arrombadas com retroescavadeiras da Prefeitura. A quadrilha levou caixas eletrônicos dos bancos na madrugada.

A última ação do banco ocorreu na segunda-feira (18/01), Em Curitiba, quando os bandidos, fortemente armados, invadiram a agência do Itaú na cidade arrombando com tiros a fachada de vidro da agência, fazendo de reféns funcionários, clientes e populares.

Segundo informou a Secretaria de Segurança do Paraná, a operação foi batizada como “Cangaço” numa alusão ao período de banditismo brasileiro ocorrido no Nordeste do Brasil -- na época liderado por Lampião. Mas, ao invés de andar pelas cidades em busca de justiça e vingança, as organizações criminosas hoje chegam nas cidades e cometem crimes como roubo a banco.

“Geralmente, esse grupo se preparava para agir em locais mais vulneráveis, em horários específicos, como troca de plantão policial, e quando há mais dinheiro nos caixas. Mas, assim como eles se preparam, nós também nos preparamos. Com o estudo das estatísticas destes assaltos podemos reforçar o nosso trabalho preventivo e colocarmos mais efetivo em determinados horários”, argumentou Wagner Mesquita, secretário de Segurança Pública.

A Operação “Cangaço” prendeu 20 pessoas, entre elas um funcionário público de Ortigueira, e cumpriu 44 mandados de busca e apreensão em sete cidades do Paraná.

Por Armando Duarte Jr.

Fonte: Sesp e Portal G1