Governo do PR desiste de aprovar “pacotaço” às pressas, mas a greve continua

21 de fevereiro 2015
A reunião de negociação realizada ontem (20/02), em Curitiba, entre dirigentes da APP Sindicato e do Comando de Greve Estadual com o secretário de Educação, Fernando Xavier, resultou em alguns avanços na discussão sobre as recentes medidas tomadas pelo governo Beto Richa (PSDB) para reduzir gastos através do corte de direitos dos servidores.
O secretário afirmou que os projetos de lei que tratam de questões ligadas aos direitos só serão encaminhados à AL (Assembleia Legislativa) depois que forem negociados com as entidades sindicais. Na segunda-feira (23/02), o Governo deve enviar à AL propostas para aumentar as receitas do Estado através de mudanças nas regras que dizem respeito a impostos.
Apesar desse recuo e da suspensão de algumas medidas que afetariam os servidores e o funcionamento das escolas no ano letivo de 2015, a greve dos professores e demais categorias que aderiram ao movimento nos últimos dias prossegue. A APP Sindicato e o Comando de Greve Estadual estarão reunidos hoje (21/02), em Curitiba, para analisar as negociações e os próximos passos a serem tomados.
Entre outros assuntos nos quais houve avanços está a reabertura de turmas nas escolas estaduais. Na próxima semana o Governo deverá divulgar novos normativos em relação a esta questão. A APP conseguiu manter os mesmos critérios utilizados em dezembro de 2014 para definição do porte das escolas, levando em conta o número de professores, pedagogos, diretores e auxiliares existentes naquela data.
Acerto dos atrasados
O Sindicato também conseguiu que fosse atendida a reivindicação para abertura de salas de apoio e professores para o Sareh (Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar) e Celem (Centro de Línguas Estrangeiras Modernas) nas escolas estaduais. O governo deverá ainda acertar os repasses do Fundo Rotativo, necessário para a manutenção das escolas, e fazer o pagamento no dia 24 de fevereiro das rescisões dos professores contratados pelo sistema PSS (Processo Seletivo Simplificado).
Em relação ao PSS, o secretário do Estado garantiu que serão readmitidos os 9.800 professores que haviam sido demitidos no final de janeiro.
Na segunda-feira (23/02), as negociações entre a APP Sindicato, Comando de Greve Estadual e o Governo do Paraná serão retomadas para discutir os pontos que ficaram pendentes. Entre eles estão as Licenças Especiais, PDE (Plano de Desenvolvimento da Escola), contratação de concursados, pagamento dos benefícios atrasados, entre outros.
Por Armando Duarte Jr.
Jornalista Diplomado - 2.495/PR
Fonte: APP Sindicato