Mobilização contra reformas é destaque do Vida este semana

21 de março 2017
O sucesso da Marcha contra as reformas da Previdência e das leis trabalhistas, realizada no último dia 15 de março, é a principal matéria da edição do Vida Bancária impresso desta semana.
O jornal faz um relato sobre a mobilização nacional, que teve a participação de mais de um milhão de pessoas em diversas cidades do país, e informa que a pressão surtiu efeitos, levando parlamentares a criticarem as propostas do governo Michel Temer (PMDB) e provocando até alteração no prazo de tramitação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 287, que diz respeito à Previdência.
Conforme relata o Vida, para o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), líder do PMDB no Senado, o governo Temer “precipitadamente já inviabilizou a reforma da Previdência".
Na avaliação de Gisa Bisotto, secretária Geral do Sindicato de Londrina, o protesto do último dia 15 mostrou ao governo e aos parlamentares que a Classe Trabalhadora não vai aceitar a redução de seus direitos. “Foi um dia histórico para o Brasil, com a união das Centrais Sindicais e a participação de diversas categorias profissionais, estudantes e aposentados com um só objetivo: barrar as reformas para que a Classe Trabalhadora não seja a única sacrificada para tirar o país da crise”, ressalta.
Quem também se posicionou contrária à reforma trabalhista foi a ministra do TST (Tribunal Superior do Trabalho), Delaíde Alves Miranda Arantes. Ela afirmou, durante Audiência Pública realizada no dia 16/03, na Comissão Especial formada na Câmara dos Deputados para analisar essa matéria, que a proposta do governo trará precarização em vez de abrir postos de trabalho.
"Em lugar nenhum do mundo, as reformas geraram empregos; ao contrário, geraram a precarização de empregos", disse a magistrada, para quem os argumentos do governo contêm "grandes inverdades". Leia esta matéria na pág. 4 do Vida Bancária.
Organizando as lutas
Nas páginas centrais o jornal traz informes a respeito dos Encontros dos Coletivos Sindicais da Fetec-CUT/PR do Itaú e do Santander, realizados na última sexta-feira (17/03), em Curitiba. Dirigentes das 10 bases cutistas do Estado levantaram as demandas dos funcionários destes dois bancos a serem debatidas em negociações específicas.
Os dirigentes sindicais do Vida Bancária também participaram no dia 16/03, em Curitiba, de Seminário que abordou a temática “assédio moral no ambiente de trabalho”, o qual teve palestras de advogados trabalhistas, médicos, psicólogos, juízes e outros profissionais que atuam na área de saúde do trabalhador.
Demitiu, Parou!
Lei na pág. 2 da edição desta semana um breve resumo das cinco Operações “Demitiu, Parou” promovidas pelo Sindicato de Londrina nos últimos dias em agências do Bradesco, Itaú e Santander.
Juntos, este ano as três instituições financeiras dispensaram, sem justa causa, 19 bancários e bancárias na base territorial da entidade. De acordo com Carlos Roberto de Freitas, presidente do Sindicato de Arapoti, a quadrilha arrombou a porta de entrada e a da sala onde fica o cofre.
“A população perdeu o sossego com esses ataques constantes a agências bancárias, que causam muito temor pelo barulho das explosões e dos tiros”, afirma Carlos.
Copa Bancários
O acirramento da disputa por uma das vagas para as Quartas-de-Finais da VII Copa Bancários de Futebol Suíço, organizada pelo Sindicato de Londrina, é tema da principal matéria da pág. 4.
Na segunda rodada, realizada no último sábado (18/03), foram marcados 42 gols em apenas cinco jogos. O certame prossegue no dia 25/03 nos campos do Grêmio Uninorte, em Londrina.
Na Coluna “Espaço para a Saúde” o assunto desta edição é a reunião da Comissão Bipartite de Saúde do Trabalhador Bancário, no qual foram tratados, dentre outros assuntos, o instrumento de combate ao assédio moral, manutenção da remuneração para afastados e a organização do trabalho nos bancos.
Por Armando Duarte Jr.