Diretoria do Sindicato monitora ações dos bancos para conter o Covid-19

21 de março 2020
Com o intuito de proteger bancários e bancárias frente à disseminação do coronavírus (Covid-19) no País, dirigentes do Sindicato de Londrina percorreram agências nesta semana para monitorar o cumprimento das ações definidas no âmbito do Comitê de Crise, formado entre representantes do Comando Nacional dos Bancários e da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos).
As irregularidades constatadas, bem com as denúncias levantadas nas visitas feitas aos bancos na quinta e na sexta-feira (19 e 20/03) serão encaminhadas à Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) para que sejam tomadas as providências cabíveis.
Laurito Lira Filho, diretor do Sindicato de Londrina, afirma que na sexta-feira foram entregues a todos os Regionais dos bancos e representantes das financeiras cópias das medidas estabelecidas pelo Comitê de Crise e do Decreto Municipal 346/2020, da Prefeitura de Londrina, que estabelece providencias a serem tomadas pelas agências bancárias em relação ao coronavírus para salvaguardar os funcionários e clientes.
“A situação inspira cuidados e a categoria bancária também merece atenção diante do aumento dos casos de Covid-19 no Brasil e no mundo. Enquanto não for determinada a suspensão do atendimento nos bancos os gestores devem seguir à risca as medidas definidas pelo Comitê de Crise e as autoridades sanitárias, porque o bancário está exposto ao risco de contágio, necessitando de todo o amparo possível para preservar sua saúde”, avalia Laurito.
Denuncie condutas irregulares
A secretária de Saúde do Sindicato de Londrina, Eunice Miyamoto, orienta os bancários e as bancárias a tomarem todas as precauções para conter o coronavírus e a denunciar qualquer medida determinada pelo Comitê de Crise que não esteja sendo cumprida pelos bancos.
“Casos de condutas irregulares serão encaminhados à Contraf-CUT e também ao Ministério Público do Trabalho. A situação é grave e todos devem atuar com muita responsabilidade neste momento”, afirma.
Contatos: telefone (43) 3372-8787
WhatsApp: (43) 99604-0139
E-mail: [email protected]
Comércio fechado
Além de Londrina, as Prefeituras de Cambé, Ibiporã e de Sertanópolis também decretaram o fechamento do comércio por 15 dias, prorrogáveis por mais 15 dias, caso seja necessário.
No caso dos bancos e das cooperativas de crédito, a abertura das agências é autorizada, desde que sejam tomadas algumas medidas, tais como a limitação do número de entrada de pessoas; distanciamento entre os trabalhadores; distribuição de senhas para atendimento; e que este seja feito, de preferência, de forma eletrônica ou digital.
Por Armando Duarte Jr.