Contraf entrega pauta à Fenacrefi. Negociação será iniciada dia 1º/07

21 de junho 2015
Representantes da Contraf-CUT e de entidades filiadas entregaram na quinta-feira (18/06) à Fenacrefi (Federação Nacional de Instituições de Crédito, Financiamento e Investimentos), em São Paulo, a pauta de reivindicações dos financiários para a Campanha Salarial deste ano. A primeira rodada de negociação foi agendada para dia 1º de julho, às 10h00, na sede da entidade patronal, na capital paulista.
A pauta dos financiários inclui reajuste salarial de 14,2%, correspondente à reposição da inflação, mais 5% de aumento real, combate à terceirização e ao assédio moral, fim das metas abusivas, novo modelo de PLR, incorporação dos promotores de crédito à categoria, entre outras reivindicações.
Antecipação INPC
Durante a entrega da minuta, a Contraf-CUT destacou a necessidade de que seja feita a reposição das perdas com a inflação mesmo antes da finalização da Campanha Salarial. Esta reivindicação leva em conta os altos lucros que veem sendo obtidos pelas financeiras e a costumeira demora das negociações.
Outra prioridade dos trabalhadores é conquistar um novo modelo de PLR (Participação nos Lucros e Resultados). Atualmente, as financeiras fazem uma antecipação de 60% do valor fixo e deixam 40% para a segunda parcela. No ano passado foi conquistado um adicional de 20% de PLR, bastante importante, mas a intenção é buscar o aumento deste valor.
Principais reivindicações da Campanha Nacional
- Reajuste de 14,2%
- PLR de R$ 6.337,02
- Novo modelo de PLR
- Abrangência do acordo para todo o País
- Unificação da data-base com bancários (setembro)
- Fim das metas abusivas
- Combate ao assédio moral
- Combate à violência organizacional
- Combate à terceirização
- Incorporação dos promotores de crédito
- Manutenção da Comissão Paritária de Controle das Condições de Saúde
Fonte: Contraf-CUT