Geral

Seminário em Curitiba discute Organização Sindical e Democracia

Capa da Notícia

21 de agosto 2019

A FETEC-CUT/PR (Federação dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito do Paraná) está realizando nestes dias 21 e 22 de agosto, no Espaço Cultural d@s Bancár@s, em Curitiba, o Seminário “Organização Sindical e Democracia”.

O evento é organizado pela Secretaria de Assuntos Jurídicos da FETEC-CUT/PR e tem por objetivo debater os desafios para o movimento sindical e os efeitos da MP (Medida Provisória) 881.

Nesta quarta-feira (21), o Seminário foi aberto com uma análise de conjuntura política e econômica, com o técnico do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), Clemente Ganz.

Amanhã (22), o advogado da Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), Jefferson Oliveira, vai comentar a MP 881, conhecida como MP da Liberdade Econômica ou MP da Exploração.

“Temos que estar por dentro das diversas mudanças que estão ocorrendo na legislação trabalhista, na Previdência e em outros campos para desenvolver as ações sindicais necessárias à preservação dos direitos”, explica Marcos Neves, secretário de Assuntos Jurídicos da FETEC-CUT/PR.

Marcos lembra que a MP 881 prevê, além da desburocratização de processos ligados às empresas, a liberação do trabalho aos sábados nos bancos, acabando com o descanso conquistado pela categoria bancária em 1933.

Por Armando Duarte Jr.