Balanço de 2015 registra queda no lucro global

22 de fevereiro 2016
O HSBC anunciou nesta segunda-feira (22/02) os números do balanço de 2015, que apontou um lucro global de US$ 13,52 bilhões. De acordo com a imprensa internacional, o banco teve uma queda de 1,2% no lucro líquido e prejuízo inesperado no quarto trimestre de US$ 858 milhões.
Apesar da redução no volume de negócios (2,36%), o presidente do banco, Douglas Flint, chamou o desempenho do grupo de “globalmente satisfatório”.
Este resultado, na avaliação de analistas, deve-se à queda das cotações do petróleo e outras matérias-primas, além da desaceleração da economia da China, a maior dos últimos 25 anos. Com isso, as bolsas de todo o mundo foram tiveram seus negócios abalados.
Brasil
A expectativa no Brasil agora é para a divulgação do lucro do HSBC no país. Os funcionários, já acostumados com a falta de transparência nas regras para a distribuição da PLR, querem saber quanto virá este ano.
Outra preocupação dos bancários e bancárias da filial brasileira e com o desfecho da venda do controle acionário ao Bradesco. Segundo informou matéria da AFP, Douglas Flint teria dito que a venda das atividades no Brasil está quase concluída.
Por Armando Duarte Jr.