Sindicato realiza cinco Operações “Demitiu, Parou” em quatro cidades

22 de maio 2014
![]() A Operação "Demitiu, Parou" também está sendo realizada no Itaú em Jaguapitã |
Diretores do Sindicato de Londrina estão realizando hoje (22/05) Operações “Demitiu, Parou” em agências do Bradesco, Itaú e HSBC, afetando o expediente de cinco agências. Os protestos atingem as agências Souza Naves e Shangri-la do Itaú em Londrina, a unidade do banco em Jaguapitã, a agenciado Bradesco no Jardim Santo Amaro, em Cambé, e o HSBC em Primeiro de Maio.
“Não podemos nos calar diante dessa postura dos bancos, de demitir pais e mães de família no momento em que arrecadam lucros bilionários às custas da exploração de funcionários e clientes”, afirma Wanderley Crivellari, presidente do Sindicato de Londrina.
Wanderley lembra que no primeiro trimestre deste ano os bancos fecharam 1.849 postos de trabalho no país, com exceção da Caixa Econômica Federal, que efetuou 1.132 contratações. “Os banqueiros estão aliando a rotatividade e as reestruturações para reduzir seus quadros e as despesas com a folha de pagamento, que hoje são custeadas, com muita folga, tão somente com que arrecadam das tarifas cobradas dos clientes”, observa.
Entre janeiro e março de 2014, o Bradesco demitiu 944 bancários no país, o Itaú 733 e o HSBC cortou 142 funcionários.
Revertendo demissões
Segundo Wanderley Crivellari, o Sindicato de Londrina conseguiu suspender a demissão de uma bancária da agência do Itaú em Cambé. Quando recebeu a carta de dispensa ela já havia garantido a estabilidade pré-aposentadoria.
“Este ano conseguimos reverter duas demissões por este motivo. Isto mostra que, na ânsia de demitir, os bancos não levam m conta direitos incontestáveis de seus funcionários”, destaca o presidente do Sindicato de Londrina.
Por Armando Duarte Jr.
Jornalista Diplomado – 2.495/PR