Trabalhadores da Sanepar se mobilizam contra ameaça de privatização

22 de maio 2015
Em manifestação organizada ontem (21/05), pelo Sindael, em frente à Estação de Tratamento de Água da Sanepar localizada na Avenida JK, em Londrina, trabalhadores e trabalhadoras da empresa criticaram a intenção do governo Beto Richa (PSDB) de vender mais uma parcela das ações da companhia de saneamento do Paraná.
A atividade teve a participação de mais de 60 pessoas, que se posicionaram contra a privatização através de faixas e apitos. Um pano preto estendido na frente da empresa com a palavra VERGONHA demonstrou aos londrinenses o que os funcionários da Sanepar sentem com as contratações de políticos derrotados e parentes de aliados do governador como assessores e consultores estratégicos, ganhando altos salários. Para ressaltar essa indignação, os manifestantes fizeram um “V”, de vergonha, nas roupas.
Durante o protesto, os trabalhadores gritaram o “Fora Beto Richa” e pediram também a saída de seu secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Machado Costa, que também é presidente do Conselho de Administração da Sanepar.
Mauro Ricardo já foi Secretário de Fazenda do governo do PSDB em São Paulo entre 2007 e 2010, sendo na época um dos responsáveis pelo desmonte da Sabesp, que hoje enfrenta uma enorme crise no abastecimento de água para mais de 6 milhões de habitantes.
“Os trabalhadores e trabalhadoras da Sanepar vestiram a camisa da empresa. Todos têm consciência da importância da empresa para a sociedade e são contra a sua privatização”, afirma Alexandre Schmerega Filho, presidente do Sindael.
De acordo com Alexandre, não estão descartadas novas mobilizações caso a intenção de vender mais ações da Sanepar seja levada à frente pelo governo do Estado.
Fonte: Sindael