Atividade em Londrina destaca o Dia Internacional de Luta dos funcionários do HSBC

22 de agosto 2014
Seguindo orientação da UNI Américas e da Contraf-CUT, diretores do Sindicato de Londrina realizaram hoje (22/08) atividades para marcar o Dia Internacional de Luta dos funcionários do HSBC na América Latina. Na agência Centro houve reunião com os bancários e distribuição de Carta Aberta informando as razões dessa mobilização.
Clique aqui para ler a Carta Aberta do HSBC.
“Estamos protestando contra as demissões, por melhores condições de trabalho, por respeito e valorização dos funcionários”, explica Valdecir Cenali, diretor do Sindicato de Londrina. De acordo com Valdecir, na ânsia de enviar lucros cada vez maiores para a matriz, o banco inglês vem enxugando o quadro de pessoal e até mesmo o número de agências, o que provoca sobrecarga de serviços e muito desgaste nos bancários e bancárias.
Wanderley Crivellari, presidente do Sindicato de Londrina, afirma que durante a reunião com os funcionários do HSBC foi destacada a importância da participação de todos na Campanha Nacional Unificada 2014. “Nossa Minuta de Reivindicações tem várias propostas que buscam melhorias nas condições de trabalho da categoria, o que passa, necessariamente, por mais contratações nos bancos, fim das metas abusivas e do assédio moral”, aponta.
Wanderley lembra também que a COE HSBC está cobrando agilidade do banco nas negociações permanentes e a valorização dos funcionários é um dos principais pontos em debate.
Por Armando Duarte Jr.
Jornalista Diplomado – 2.495/PR