Geral

Sindicatos distribuem Cartilha sobre assédio sexual no trabalho

Capa da Notícia

22 de agosto 2014

Os Sindicatos do VIDA BANCÁRIA estão distribuindo a Cartilha Assédio Sexual no Trabalho, material produzido pela Contraf-CUT, com a finalidade de combater essa violência no âmbito do setor financeiro. A Cartilha foi elaborada a pedido do Coletivo Nacional de Mulheres Bancárias, levando em conta o grande número de casos registrados nos últimos anos pelos Sindicatos em todo o país.

Segundo Rosemari Zanin, secretária de Assuntos da Mulher do Sindicato de Apucarana e integrante do Coletivo Nacional de Mulheres Bancárias, esta campanha tem como objetivo orientar a categoria a respeito desse problema e as formas de agir diante dele. “A Cartilha mostra de forma didática o que é e como se dá o assédio sexual no trabalho, as consequências para as mulheres, que muitas vezes perdem o emprego por dizer não ao assediador, as questões legais envolvidas e os impactos no ambiente de trabalho e sobre saúde mental da bancária assediada”, explica.

Rosemari afirma que este tipo de assédio está presente no ambiente doméstico, no transporte público e, em especial, nos próprios bancos, que tentam usar a imagem da mulher para vender seus produtos. “Temos que mudar esse tipo de comportamento que a sociedade impôs sobre a mulher e cobrar respeito. Uma forma de iniciar essa mudança é denunciar a prática do assédio moral no trabalho”, orienta a diretora do Sindicato de Apucarana.

Por Armando Duarte Jr.
Jornalista Diplomado - 2.495/PR