Geral

Capa do Vida Bancária destaca mobilização pelo emprego no Itaú

Capa da Notícia

22 de novembro 2016

O Dia Nacional de Luta em defesa dos empregados no Itaú é tema da matéria de Capa do jornal Vida Bancária desta semana. A matéria destaca as atividades realizadas pelos Sindicatos de Apucarana, Arapoti, Cornélio Procópio e de Londrina na mobilização para pressionar o banco a suspender as demissões em massa.

Somente nas bases do Vida no mês de novembro foram dispensados, sem justa causa, 13 bancários e bancárias. “Em pouco mais de 11 meses o Itaú já demitiu mais pais e mães de família do que durante o ano inteiro de 2015 em nossa região. Isto acarreta mais serviços e pressões para os que ficam, além de precarizar o atendimento nas agências com essa política do banco de expulsar os clientes para outros canais, apesar de cobrar uma das tarifas mais caras do mercado”, critica Kelly Menegon, diretora do Sindicato de Londrina e representante do Vida Bancária na COE (Comissão de Organização dos Empregados) do Itaú.

Ainda em relação à luta pela manutenção dos empregos, na pág. 2, o jornal também traz informações sobre a Operação “Demitiu, Parou”, realizada pelo Sindicato de Londrina no dia 17/11 na agência do Bradesco em Primeiro de Maio.

A conquista de uma linha de crédito especial para os funcionários do HSBC que contraíram empréstimos em contas fora daquele em que recebem os salários, é relatada nesta edição. O Bradesco atendeu aos pedidos da COE e vai auxiliar estes bancários e bancárias com uma taxa de juros de 1,5%.

Problemas nos fundos de pensão

Outro destaque da edição 1.418 é a Audiência Pública feita na CDH (Comissão de Direitos Humanos) do Senado, a pedido do Sindicato de Porto Alegre, para debater os problemas enfrentados pelos participantes do Plano II do Banesprev por conta de sucessivos déficits e contribuições adicionais.

Na mesma situação estão os empregados da Caixa Econômica Federal, conforme aponta o Vida em matéria que aborda a falta de pronunciamento da Funcef em relação ao que será feito diante do déficit verificado em 2015.

A nova restruturação anunciada pelo Banco do Brasil no último domingo (20/11), também é comentada pela secretária Geral do Sindicato de Londrina, Gisa Bisotto. Segundo ela, é preciso ficar atento para que não ocorram reduções de direitos e transferências compulsórias, como já houve no passado.

Nesta edição tem ainda informações sobre a 13ª Marcha da Consciência Negra, realizada no domingo em São Paulo, na qual milhares de manifestantes levantaram a bandeira contra a retirada de direitos trabalhistas e sociais pelas medidas lançadas pelo governo Michel Temer (PMDB).

Na pág. 4, o Vida Bancária faz relatos sobre os Torneios de Futsal e de Truco, promovidos pelo Sindicato de Londrina, e o reforço do Sindicato de Cornélio Procópio na Campanha Novembro Azul, como forma de conscientizar os bancários a fazerem o exame de próstata.

Estas e outras notícias estão na edição impressa desta semana do Vida, que também pode ser lida acessando a coluna “Informativos” no lado direito desta home page.

Por Armando Duarte Jr.