Geral

Coletivo Nacional de Saúde prepara negociação de quarta (24) com a Fenaban

Capa da Notícia

23 de fevereiro 2016

A Contraf-CUT está reunindo hoje (23/02) integrantes do Coletivo Nacional de Saúde para preparar os debates que ocorrerão amanhã (25), na Mesa Bipartite de Saúde do Trabalhador com a Fenaban, para avaliar o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) e discutir outros aspectos dobre este tema. Kelly Menegon, secretária de Saúde do Sindicato de Londrina, está participando deste encontro e afirma que a meta não é apenas fazer uma avaliação do PCMSO, mas negociar a forma como este está sendo encaminhado pelos bancos.

“Vamos cobrar da Fenaban que participem deste processo não apenas o bancário e a bancária, mas todas as pessoas que executam o PCMSO, como os membros do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), bem como representantes do movimento sindical”, explica.

De acordo com Kelly, será solicitado ainda a apresentação do PCMSO de cada banco para que a avaliação não seja generalizada e assim possa identificar riscos à saúde existentes em cada instituição financeira.

Outro assunto a ser abordado na Mesa Bipartite de Saúde é o Programa de Reabilitação Profissional, previsto na cláusula 44ª da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho). “Queremos negociar a questão do público alvo deste Programa e, também, o fornecimento pelos bancos de dados sobre quem são os afastados para tratamento de saúde e onde estão. Sem isso não temos como acompanhar o tratamento e muito menos avaliar a sua eficácia ou não”, argumenta.

A forma como os bancos têm promovido a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), segundo adianta Kelly Menegon, será questionada junto à Fenaban. “Atualmente, as orientações sobre prevenção de acidentes e doenças do trabalho estão sendo repassadas através da internet e por meios eletrônicos. Queremos que isso se dê de forma presencial, como era feito antes, pois assim vai chamar mais a atenção dos funcionários a respeito do que está sendo informado e ressaltada a sua importância”, avalia.

A avaliação do PCMSO é uma conquista da Campanha Nacional Unificada 2011, prevista no parágrafo segundo da cláusula 64ª da CCT.

Por Armando Duarte Jr.