Sindicato de Londrina protesta hoje contra o descaso do HSBC

23 de abril 2014
Sindicatos de diversas regiões do país estão realizando atividades hoje (23/04), no Dia Nacional de Luta no HSBC, para denunciar o descaso do banco inglês com seus cerca de 23 mil funcionários no Brasil.
Em Londrina, o protesto está ocorrendo na agência Centro do HSBC, a maior do banco na Região.
Segundo Valdecir Cenali, diretor do Sindicato de Londrina e integrante da COE HSBC, as condições de trabalho e de atendimento aos clientes e usuários não esteve tão ruim nestes 17 anos de atuação do grupo no país. “A falta de pessoal causa sobrecarga de serviços, muita fila e demora para atendimento”, aponta.
Para agravar ainda mais a situação, o banco fechou várias agências nos primeiros três meses deste ano e dispensou 142 funcionários. O objetivo do HSBC é criar “agências de negócios”, com uma estrutura menor, visando reduzir custos, mesmo sendo um dos maiores bancos do planeta.
“Entendemos que com esse modelo aumentarão as cobranças pelo cumprimento de metas e as responsabilidades dos bancários e bancárias. Não podemos deixar que os funcionários sejam bodes expiatórios de práticas de gestão condenáveis”, defende Wanderley Crivellari, presidente do Sindicato de Londrina, exigindo respeito do HSBC aos funcionários brasileiros.
Por Armando Duarte Jr.
Jornalista Diplomado – 2.495/PR