CUT Regional e Sindicato dos Bancários de Londrina promovem debate

23 de maio 2013
A CUT Regional Norte Central e o Sindicato de Londrina promoveram hoje (23/05) palestra sobre reabilitação profissional. “Este é o primeiro de uma série de debates que a CUT estará realizando junto aos seus Sindicatos, abordando temas de interesse da classe trabalhadora”, informa Dóris Andrade da Cruz, coordenadora da CUT Regional Norte Central.
A advogada Roberta Baracat, da assessoria jurídica do Sindicato de Londrina, proferiu a palestra com o tema “Reabilitação e Readaptação Profissional de Empregados Acidentados”.
A advogada esclareceu questões relativas às normas da reabilitação profissional, falou da Resolução nº 118 do INSS, comentou função dos SESMTs (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) e sobre a readaptação dos trabalhadores.
Para Roberta, as empresas têm que apresentar um projeto como requisito para firmar convênio com o INSS para readaptação profissional, prevendo a forma de fiscalização.
“Este é um assunto importante para os trabalhadores e trabalhadoras. Esta palestra serviu para destacar a importância deste tema nas negociações das diversas categorias”, ressalta Regiane Portieri, secretária de saúde do Sindicato dos Bancários de Londrina.
Cerca de 50 pessoas participaram do debate, com representações dos Sindicatos de Bancários de Londrina, Apucarana e de Cornélio Procópio, do Sinterc, Sindael, Sindeesfort, Sindel, Servidores Municipais de Cambé e de Apucarana.
![]() A advogada Roberta Baracat falou sobre a reabilitação profissional e as normas do INSS |
![]() O presidente do Sindicato de Londrina abriu o debate saudando os presentes e destacando a importância do tema |