Geral

Jornal do Cliente busca apoio da população contra corte de pessoal nos bancos

Capa da Notícia

23 de junho 2016

Os Sindicatos do Vida Bancária estarão distribuindo na próxima semana a mais nova edição do Jornal do Cliente, informativo dirigido aos correntistas e à população em geral, com matérias que dizem respeito ao atendimento, direitos do consumidor e a ganância dos bancos.

Nesta edição o destaque é a reestruturação que está sendo feita no mercado financeiro nacional, com o enxugamento de quadros para pressionar os clientes a migrar para o atendimento virtual.

“Os bancos estão ganhando como nunca, mas mesmo assim estão reduzindo o número de bancários e bancárias nas agências, fechando unidades e criando dificuldades para que os clientes não utilizem os caixas convencionais. Essa estratégia vem acompanhada de uma intensa campanha publicitária na TV, na tentativa de convencer as pessoas a se virarem sozinhas e não darem trabalho para eles, apenas dinheiro”, salienta Wanderley Crivellari, diretor do Sindicato de Londrina e representante do Vida Bancária na direção da Fetec-CUT/PR.

Wanderley afirma que ao denunciar essa conduta dos bancos, através do Jornal do Cliente, os Sindicatos não estão tentando jogar a população contra a categoria, pelo contrário.

“Temos que abrir os olhos dos da população a respeito do que está por trás disso. Quando um cliente faz uma operação pelo seu celular ou computador, é uma autenticação a menos na agência e menor custo para os bancos. Eles estão de olho nisso para cortar ainda mais postos de trabalho e oferecer atendimento apenas para aqueles que têm maior poder aquisitivo”, argumenta.

O Jornal do Cliente também denuncia o aumento exagerado das PDDs (Provisões para Devedores Duvidosos), o que fez com que os resultados do primeiro trimestre deste ano ficassem abaixo dos apresentados no mesmo período do ano passado.

Por Armando Duarte Jr.