Jornal do Cliente busca apoio da população contra corte de pessoal nos bancos

23 de junho 2016
Os Sindicatos do Vida Bancária estarão distribuindo na próxima semana a mais nova edição do Jornal do Cliente, informativo dirigido aos correntistas e à população em geral, com matérias que dizem respeito ao atendimento, direitos do consumidor e a ganância dos bancos.
Nesta edição o destaque é a reestruturação que está sendo feita no mercado financeiro nacional, com o enxugamento de quadros para pressionar os clientes a migrar para o atendimento virtual.
“Os bancos estão ganhando como nunca, mas mesmo assim estão reduzindo o número de bancários e bancárias nas agências, fechando unidades e criando dificuldades para que os clientes não utilizem os caixas convencionais. Essa estratégia vem acompanhada de uma intensa campanha publicitária na TV, na tentativa de convencer as pessoas a se virarem sozinhas e não darem trabalho para eles, apenas dinheiro”, salienta Wanderley Crivellari, diretor do Sindicato de Londrina e representante do Vida Bancária na direção da Fetec-CUT/PR.
Wanderley afirma que ao denunciar essa conduta dos bancos, através do Jornal do Cliente, os Sindicatos não estão tentando jogar a população contra a categoria, pelo contrário.
“Temos que abrir os olhos dos da população a respeito do que está por trás disso. Quando um cliente faz uma operação pelo seu celular ou computador, é uma autenticação a menos na agência e menor custo para os bancos. Eles estão de olho nisso para cortar ainda mais postos de trabalho e oferecer atendimento apenas para aqueles que têm maior poder aquisitivo”, argumenta.
O Jornal do Cliente também denuncia o aumento exagerado das PDDs (Provisões para Devedores Duvidosos), o que fez com que os resultados do primeiro trimestre deste ano ficassem abaixo dos apresentados no mesmo período do ano passado.
Por Armando Duarte Jr.