Geral

Jornalista lança o livro "Príncipe da Privataria" na segunda no Sindicato de Londrina

Capa da Notícia

23 de outubro 2013


Palmério Dória já atuou na Folha de S.Paulo, no Estadão, Globo e em diversos outros órgãos de comunicação

O jornalista paraense Palmério Dória vai lançar na segunda-feira (28/10), em evento a ser realizado a partir das 19h00 no Sindicato de Londrina, o livro "O Príncipe da Privataria", no qual faz um relato dos oito anos de governo do então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso (FHC).

Na obra ele conta fatos marcantes da chamada "Era FHC", entre os quais o escândalo da compra de votos para a reeleição, revelando a identidade do "Senhor X", que teria gravado a confissão de diversos deputados que haviam aceitado dinheiro para garantir a aprovação da emenda instituindo o segundo mandato para o então presidente.

Neste livro/reportagem Palmério também faz um resgate histórico sobre a ascensão política do ex-presidente tucano, contando sua atuação na criação, em 1969, do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), uma espécie de ONG (Organização Não Governamental) financiada pela CIA.

O autor cria o verbo "henricar" para se referir aos personagens que atuaram no processo de privatização das estatais vendidas a preços módicos para grupos de empresários, bancos e multinacionais, entre as quais a Companhia Vale do Rio Doce, o Banespa e a Telebras.

"Este é um livro que traz à tona os bastidores da privatização de importantes empresas estatais, como o Banespa, e que por pouco não atingiu o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. Foi um época em que imperou o terror contra os funcionários destes dois bancos, com seguidos planos de demissão voluntária, transferências arbitrárias e congelamento nos salários", recorda Wanderley Crivellari, presidente do Sindicato de Londrina.

Wanderley convida a categoria bancária a participar o lançamento do livro e da conversa com o autor, como forma de saber o que realmente ocorreu nos bastidores das privatizações encaminhadas pelo presidente FHC.

Assista à entrevista concedida por Palmério Dória ao programa "Contraponto", veiculado pela TV do Sindicato dos Bancários de São Paulo:

Serviço:

- O lançamento do livro "O Príncipe da Privataria" ocorrerá a partir das 19h00 no Auditório Joaquim Borges Pinto, do Sindicato dos Bancários de Londrina.

- Endereço: Av. Rio de Janeiro, 854 (esq. com a Rua Espírito Santo), no Centro de Londrina.

- Quem é o autor: o jornalista Palmério Dória, natural de Santarém (PA), é autor de seis livros,  com destaque para a obra "Honoráveis Bandidos - Um Retrato do Brasil na Era Sarney", de 2009, no qual trata do poder da família Sarney. Atuou como jornalista na Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, na revista Caros Amigos, foi chefe de reportagem da Rede Globo e diretor da revista Sexy.

Livros publicados:

- "Mataram o Presidente – Memórias do Pistoleiro que Mudou a História do Brasi" (1976), que trata do momento histórico desencadeado com o suicídio de Getúlio Vargas;

- "A Guerrilha do Araguaia" (1978), que relata o levante comunista debelado pela ditadura militar;

- "Evasão de Privacidade" (2001), que reúne uma série de entrevistas dadas por mulheres famosas à revista Sexy;

- "A candidata que virou picolé" (2002), que relata a breve candidatura de Roseana Sarney à Presidência da República;

- "Honoráveis Bandidos" - Um Retrato do Brasil na Era Sarney (2009), que trata do poder da família Sarney no Maranhão;

- "O Príncipe da Privataria" (2013), que faz um relato político sobre a era FHC. Editora Geração.

Por Armando Duarte Jr.