Geral

Previna-se contra o infarto do miocárdio

Capa da Notícia

24 de janeiro 2014

O infarto do miocárdio é um grave problema que afeta as pessoas. Causado pela obstrução de uma artéria coronária por um coágulo de sangue que se encontra sobre a placa de gordura que está em sua parede, impossibilita a passagem da quantidade necessária de sangue para o funcionamento do músculo cardíaco.

Isto pode causar danos ao músculo cardíaco, como a morte celular e a necrose, podendo levar à morte súbita e à insuficiência cardíaca, acarretando limitações na vida da pessoa.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Brasil ocorrem cerca de 300 mil infartos por ano, gerando aproximadamente 80 mil mortes anuais. O principal sintoma é a dor intensa no peito, dor na mandíbula, pescoço, ombros e braços, principalmente o esquerdo. Também caracterizam o infarto o suor excessivo e a falta de ar.

Sentindo qualquer um desses sintomas procure imediatamente socorro.

Fatores de risco

O tabagismo é um dos fatores de risco que podem levar uma pessoa a ter infarto. Também favorecem a ocorrência desse problema o diabetes, a hipertensão arterial, o histórico familiar de casos de complicações coronarianas, o alto índice de colesterol, sedentarismo, ansiedade e o estresse emocional.

Como evitar o infarto

Esse problema pode ser revertido mediante a utilização de medicamentos (trombolíticos) ou através da angioplastia coronária, que consiste pela desobstrução mecânica das artérias através de cateteres.

A realização de atividades físicas regularmente é uma das maneiras indicadas para prevenir o infarto. Veja outras formas de prevenção:

- Seguir uma dieta balanceada, rica em frutas e verduras. Com baixa quantidade de gorduras e sal.

- Perder peso, em caso de obesidade ou sobrepeso.

- Parar de fumar.

- Tratar adequadamente doenças como o colesterol alto, hipertensão arterial e diabetes mellitus.