Secretaria de Saúde registra 11% de aumento nos atendimentos à categoria em 2017

25 de janeiro 2018
|
A Secretaria de Saúde do Sindicato de Londrina prestou 319 atendimentos a bancários e bancárias em 2017 que apresentavam algum problema relacionado à saúde física ou psicológica.
Este número representa um crescimento de 11% em relação à procura verificada em 2016, revelando que a forma de organização do trabalho nos bancos vem adoecendo cada vez mais a categoria.
Dos atendimentos prestados, a maioria 58% foi a mulheres bancárias, enquanto os homens somaram 42%.
Segundo Kelly Menegon, secretária de Saúde do Sindicato de Londrina, a CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde LER/Dort (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) responderam por 192 dos casos, seguidas de problemas psíquicos, com 98, e outros tipos de doenças somaram 29 casos.
“Não restam dúvidas de que o enxugamento nos quadros de pessoal nos bancos está afetando, em muito, a saúde da categoria bancária, por estar sendo submetida a uma sobrecarga de serviços cada vez maior, além do aumento das pressões para atingimento de metas cada vez mais inalcançáveis”, avalia.
Como sempre, o Itaú é o campeão em casos de funcionários com problemas de saúde, com 189 atendimentos registrados, o que representou 59% do total (veja no quadro).
Em 2017, a Secretaria de Saúde do Sindicato de Londrina emitiu 11 CATs (Comunicações de Acidente de Trabalho) para bancários e bancárias que tiveram negada a abertura deste documento pelos bancos.
“Embora o número de pessoas que nos procuraram seja alto, acredito que o adoecimento na categoria pode ser ainda maior, porque muitos não buscam orientações do Sindicato e só revelam que estão doentes quando são demitidos”, completa Kelly Menegon.
A Secretaria de Saúde presta atendimento diariamente, bastando agendar horário pelo telefone (43) 3372-8787.
Por Armando Duarte Jr.