Geral

GT de Saúde e Condições de Trabalho é instalado oficialmente

Capa da Notícia

25 de maio 2016

Na rodada de negociação realizada ontem (24/05), em São Paulo, entre o Itaú e a COE (Comissão de Organização dos Empregados), na sede da instituição financeira, foi instalado oficialmente o GT (Grupo de Trabalho) de Saúde e Condições de Trabalho.

Na ocasião, os representantes dos trabalhadores e do banco formalizaram um calendário periódico de reuniões, que ocorrerão de 15 em 15 dias.

Entre os itens de pauta, foram discutidos saúde e condições de trabalho, além da implementação da cláusula 57 da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho).

“A instalação deste GT, bem como a definição da periodicidade das reuniões é um importante passo para discutirmos com o Itaú a regularização das diversas demandas referentes à saúde dos bancários e bancárias”, avalia Kelly Menegon, secretária de Saúde do Sindicato de Londrina e representante do Vida Bancária na COE Itaú.

Além de cobrar do banco a implementação do que estabelece a cláusula 57 da CCT, Kelly afirma que também é preciso implantar a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) nas agências digitais, políticas de combate ao assédio moral e tudo o que está provocando o aumento dos casos de adoecimento nos funcionários.  

Para o secretário de Saúde da Contraf-CUT, Walcir Previtale, a instalação oficial do GT de Saúde do Itaú, com as reuniões num curto espaço de tempo, demostra o quanto é importante e complexa a pauta sobre saúde.

“A saúde do trabalhador requer um calendário mais reflexivo de discussões. Isso demostra a nossa urgência de melhorar o ambiente de trabalho, pensando na prevenção de acidentes e para evitar que novas pessoas adoeçam”, afirmou.

A próxima reunião do GT de Saúde do Itaú será realizada no dia 9 de junho, às 14h30 na sede da Contraf-CUT, em São Paulo.

Fonte: Contraf-CUT