Geral

Greve cresce mais hoje nas bases sindicais do Estado

Capa da Notícia

25 de setembro 2013

A Greve Nacional dos Bancários completou uma semana nesta quarta-feira (25/09), com 759 agências da base da Fetec-CUT/PR fechadas no Estado. Além disso, outras 290 da base da FEEB-PR também estão paralisadas, totalizando 1.049 agências fechadas em todo o estado. Destas, 355 são da base do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região.

Segundo estimativas da Fetec-CUT/PR, 19,8 mil bancários cutistas estão de braços cruzados em todo o Paraná, dos quais 14,6 mil em Curitiba e região (que, se somados aos 6,5 mil estimados pela FEEB-PR, totalizam 26,5 mil). Fazem parte da Federação cutista as bases de Apucarana, Arapoti, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Paranavaí, Toledo, Umuarama e suas respectivas regiões.

Para Wanderley Crivellari, presidente do Sindicato de Londrina, bancários e bancárias que ainda não aderiram ao movimento devem se engajar nesta luta, que não visa somente salários, mas também maior Participação nos Lucros e Resultados, medidas mais eficazes no combate ao assédio moral, melhores condições de trabalho e de segurança, entre outros pontos que compõem a Minuta Unificada de Reivindicações.

“A unidade da categoria sempre fez a diferença e foi fundamental para conseguirmos conquistar aumento real de salários por nove anos consecutivos. Por isso, a participação de todos nesta greve é necessária para rompermos com a intransigência da Fenaban e manter a trajetória de ganhos reais para recuperar o poder de compra dos salários da categoria e avançar nas demais demandas da Campanha deste ano”, argumenta Wanderley.

Dados do setor – No total, o Paraná tem 31,3 mil bancários e 1.591 agências. Além dos Sindicatos filiados à Fetec-CUT/PR e que representam 80% do total de trabalhadores, existem ainda as bases de Cascavel, Cianorte, Foz do Iguaçu, Goioerê, Maringá, Paranaguá, Pato Branco, Ponta Grossa, Telêmaco Borba e União da Vitória e suas respectivas regiões.

Por: Renata Ortega/Sindicato de Curitiba e Fetec-CUT/PR