Geral

Conferência Regional aponta prioridades da categoria para este ano

Capa da Notícia

26 de maio 2014


Damião Rodrigues, diretor do Sindicato de Apucarana e secretário Executivo
da Fetec-CUT/PR, apresentou os dados da Consulta

Cerca de 80 bancárias e bancários, representando as bases de Apucarana, Arapoti, Cornélio Procópio e Londrina participaram no último sábado (24/05) da Conferência Regional VIDA BANCÁRIA, que definiu as propostas a serem encaminhadas para o evento Estadual.

Após a abertura da Conferência, Márcio Kieller, vice-presidente da CUT/PR fez uma análise de conjuntura política, destacando os dois projetos que estarão em disputa na sociedade nas eleições deste ano. Ele também fez relatos sobre os trabalhos da Comissão Estadual da Verdade, que está passando a limpo o golpe militar de 1964.

Sandro Silva, técnico do Dieese/PR, apresentou uma análise da conjuntura econômica. Segundo Sandro, a inflação acumulada de 1º de setembro de 2013 a 31 de agosto de 2014 deve girar em torno de 6,5%. Com base neste estudo, a Conferência indicou como proposta de índice a reposição da inflação mais 5% de aumento real, compondo um valor de cerca de 12%.

Os delegados e delegadas presentes ao evento ouviram ainda comentário de José Altair Monteiro Sampaio, secretário de Assuntos Socioeconômicos da Fetec-CUT/PR, a respeito do cenário do Sistema Financeiro. De acordo com ele, as novas tecnologias irão afetar diretamente a forma de organização do serviço bancário e o nível de emprego.

Terminados os debates acerca da conjuntura política e econômica, o secretário Executivo da Regional VIDA BANCÁRIA na Fetec-CUT/PR, Damião Rodrigues, apresentou os resultados da Consulta Nacional nas bases sindicais de Apucarana, Arapoti, Cornélio Procópio e de Londrina.

No total, foram respondidos 1.120 questionários, que levantaram os anseios dos bancários e bancárias da Região em relação à Campanha Nacional Unificada 2014.

Entre outras prioridades, foram apontados o aumento real nos salários e valores maiores para a PLR, Cesta-alimentação e o Auxílio-refeição. Em relação a avanços sociais, a categoria defendeu também o fim das metas abusivas e do assédio moral nos bancos.

Clique aqui para ver os resultados da Consulta nas bases do VIDA.

“A Conferência Regional apontou a necessidade de continuarmos obtendo ganho real, além do aumento na PLR com simplificação na regra atual. Além disso, a defesa do emprego frente à rotatividade, terceirização e novas tecnologias é ponto crucial no enfrentamento com os bancos”, afirma Wanderley Crivellari, presidente do Sindicato de Londrina.

Também foram indicados como temas prioritários as questões e propostas que dizem respeito à Saúde e Condições de Trabalho, Igualdade de Oportunidades e ao Plebiscito pela Reforma Política.

Por fim, a defesa da Mesa Única de Negociação, garantindo a Campanha Unificada, foi considerada fundamental para o êxito da categoria na data base deste ano.

“Vale lembrar que os Sindicatos que compõem o VIDA BANCÁRIA fizeram o lançamento da Campanha de forma conjunta no ano passado. Esta demonstração de unidade será repetida este ano, consolidando nossa ação regional e disposição de luta”, finaliza o presidente do Sindicato de Londrina.