Geral

Reunião com o banco discute as demandas do Paraná

Capa da Notícia

26 de junho 2015

Representantes dos quatro Sindicatos do Vida Bancária estiveram reunidos ontem (25/06), em
Curitiba, com a área de Relações Sindicais do Itaú. Na pauta, as demandas elencadas no Encontro Estadual dos funcionários do Itaú, realizado no dia 21 de maio.

Uma das principais reivindicações apresentadas aos representantes do banco foi relacionada ao formato do Plano de Saúde e precariedade da rede credenciada.

Na ocasião também foi denunciada a prática de assédio por alguns gestores na hora de cobrar as metas abusivas do Programa Agir. A respeito desse ponto, o banco se comprometeu a fazer uma apresentação sobre o seu Programa próprio de metas no mês de julho.

"Os representantes do Itaú afirmaram que, tanto a prática do assédio moral, quanto a venda casada de produtos não são orientações feitas pela empresa, deixando a entender que a isso é responsabilidade exclusiva dos bancários e bancárias que adotam tais atos", alerta Kelly Menegon representante do Vida Bancária na COE Itaú.

A falta de pessoal em número suficiente para dar conta dos serviços e a situação das agências que operam com apenas um bancário também foram novamente levantadas durante a reunião com o banco.

“Por conta disso, tem sido comum nas agências a falta de atendimento a clientes e usuários”, afirma Kelly, avaliando que as agências de negócios e os PABs (Postos de Atendimento Bancário) sem portas de segurança constituem-se em mais um problema que o banco tem a obrigação de resolver.

Também foi cobrada melhorias no que diz respeito ao pagamento da quilometragem para os gerentes que utilizam automóveis em suas visitas. Casos crônicos de agências com problemas nos equipamentos de ar condicionado foram apresentados durante a reunião.

Com relação às CATs (Comunicações de Acidentes de Trabalho) foi cobrado mais agilidade para sua abertura e o cumprimento do TAC (Termo de Ajuste de Conduta) estabelecido pelo banco junto ao Ministério Público do Trabalho. 

"Os representantes do Itaú se comprometeram a dar os devidos retornos antes do início da Campanha Salarial deste ano. Estaremos atentos e realizando as ações sindicais necessárias para pressionar o atendimento dessas demandas", garante Kelly Menegon.