Sindicato de Londrina realiza ato alusivo ao Dia Internacional de Prevenção das LER/DORT

27 de fevereiro 2015
![]() Regiane Portieri, secretária de Saúde do Sindicato de Londrina, na entrega de material informativo a clientes sobre a prevenção das LER/DORT |
Tendo em vista que amanhã (28/02), será o Dia Internacional de Prevenção das LER/DORT, a diretoria do Sindicato de Londrina promoveu ato nesta sexta-feira, em frente à agência 109, do Itaú, para chamar a atenção da Classe Trabalhadora para a importância de tomar cuidados necessários a fim de evitar o surgimento destas doenças.
Chamada de “mal do século”, nos anos 90, as LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e os DORTs (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) ainda hoje são as principais causas de afastamentos de bancários e bancárias.
“A categoria ainda ocupa os primeiros lugares na incidência desta doenças, por conta do ritmo acelerado do trabalho, das pressões constantes pelo cumprimento de metas e da falta de intervalos para descanso”, denuncia Regiane Portieri, secretária de Saúde do Sindicato de Londrina.
Segundo ela, em 2014, dos 86 bancários e bancárias atendidos pela entidade, 38 tiveram CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) aberta em função de problemas relacionados às LER/DORT.
“É fundamental procurar ajuda do Sindicato logo que surgirem os primeiros sintomas, como fisgadas nas mãos, punhos ou braços, pois quanto mais cedo for iniciado o tratamento, mais rápida e eficiente será a cura”, adverte. Regiane lembra que, comprovada através de exames e diagnóstico médico, os lesionados têm direito à licença para tratar as LER/DORT, assim como as demais doenças ocupacionais.
Se você sentir que algo não está bem com sua saúde, procure o Sindicato!
Por Armando Duarte Jr.
Jornalista Diplomado – 2.495/PR