Geral

Londrina lança Comitê municipal em defesa do banco público

Capa da Notícia

27 de março 2015


Wanderley Crivellari, presidente do Sindicato de Londrina, destacou a importância
da participação de todos na campanha em defesa da Caixa 

A diretoria do Sindicato de Londrina, em conjunto com os delegados e delegadas sindicais, lançou ontem (26/03), o Comitê Municipal em Defesa da Caixa 100% Pública. O lançamento ocorreu durante reunião de trabalho realizada na Sede Administrativa do Sindicato.

“É um momento importante para nós do Sindicato e para os trabalhadores e trabalhadoras da Caixa, pois marca nossa postura em defesa da empresa e fortalece a organização no local de trabalho”, declara Wanderley Crivellari, presidente do Sindicato.

Wanderley afirma que cada delegado e delegada sindical estarão engajadas na luta contra a abertura de capital da Caixa, “fazendo de cada unidade de trabalho um comitê”.

No início de março, durante encontro organizado pela Fetec-CUT/PR, foi lançado o Comitê Estadual em defesa da Caixa enquanto banco público e do seu importante papel para o desenvolvimento econômico e social do país.

Para encaminhar esta campanha, o Sindicato já disponibilizou Carta Aberta, o Manifesto Nacional, adesivos e cartazes. Camisetas e adesivos para automóveis também estão sendo providenciados. O Comitê irá estabelecer contato com segmentos da sociedade civil organizada e ampliar o máximo possível a luta em defesa da Caixa 100% pública.

Outras demandas

Na reunião no Sindicato de Londrina, os delegados e delegadas sindicais da Caixa também discutiram a adesão dos funcionários ao PAA (Plano de Apoio à Aposentadoria). Segundo Amaury Soares, secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato de Londrina, a maior preocupação é com a falta de funcionários nas agências.

“A situação hoje já é crítica. Com a saída desses aposentados, os problemas devem se agravar ainda mais se não houver reposição das vagas”, avalia.

Foram abordados ainda temas referentes a terceirização, ao PL 4330, SIPON e repassadas informação das demandas apresentadas à Superintendência Regional da Caixa, em reunião realizada no dia 25/03.

“Ressaltamos a importância de ter um delegado representando o Sindicato em cada agência, diante as dificuldades que teremos pela frente. A Caixa é o único banco que permite ter um representante sindical por unidade, por isso não devemos deixar de usufruir esse direito para não corrermos o risco de perde-lo futuramente”, alerta Amaury.