Geral

Governo anuncia nomes dos presidentes do BB e da Caixa

Capa da Notícia

27 de maio 2016

O Ministério da Fazenda anunciou na quarta-feira (25/05) os nomes dos novos presidentes do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

Paulo Caffarelli vai ocupar a Presidência do BB. Ele é graduado em Direito pela PUC (Pontifícia Universidade Católica), de Curitiba, com pós-graduação em Comércio Exterior e Mestrado em Economia pela UnB (Universidade de Brasília), e foi funcionário de carreira do banco. Caffarelli já ocupou o cargo de secretário-executivo do Ministério da Fazenda, era diretor executivo da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), onde estava desde março de 2015.

Também participa do Conselho de Administração da CBSS Visavale (Alelo) desde 2014 e do Banco Votorantim desde 2009, é presidente do Conselho de Administração da Brasilcap Capitalização desde 2010 e suplente do Conselho de Administração da Transnordestina Logística S.A.

O novo presidente da Caixa, Gilberto Occhi foi ministro das Cidades no Governo Dilma Rousseff entre 2014 e início de 2015 e depois ocupou o Ministério da Integração Nacional, onde ficou até abril deste ano, quando deixou o cargo por determinação de seu partido, o PP, quando a agremiação abandonou a base de sustentação do Governo Dilma. Ele está sendo investigado no inquérito que apura as chamadas “pedaladas” que levaram ao afastamento da presidenta Dilma.

Occhi é formado em Direito, com pós-graduação nas áreas de finanças, mercado financeiro e gestão empresarial. Funcionário de carreira da Caixa, começou a trabalhar na instituição em 1980, já foi gerente de mercado no Espírito Santo, superintendente regional em Sergipe e depois em Alagoas e superintendente nacional da região Nordeste. Ele já atuou também como vice-presidente de Governo da Caixa.

Os nomes de Paulo Caffarelli Gilberto Occhi precisarão ser submetidos a aprovação dos Conselhos de Administração destes dois bancos públicos federais.

Privatização

Segundo informou o portal G1, Gilberto Occhi terá de decidir, juntamente com o novo chefe da equipe econômica, Henrique Meirelles, ministro da Fazenda, se retoma o processo de abertura de capital da Caixa Seguros - que foi anunciada em abril 2015 pelo Governo de Dilma Rousseff. A abertura de capital foi adiada em outubro do ano passado, graças à forte pressão dos empregados e do movimento sindical.

A empresa francesa CNP controla 51,75% das ações da Caixa Seguridade. A Caixa Econômica Federal possui 48,2% do total. Segundo a agência Reuters, a expectativa era que a Caixa pudesse levantar cerca de R$ 10 bilhões com a venda de cerca de 25% do capital da seguradora, o que poderia ajudar o governo provisório a reduzir o seu déficit orçamentário.

Fonte: G1