Conselho Deliberativo aprova distribuição do excedente financeiro aos participantes

27 de julho 2016
Em reunião realizada no dia 26 de julho, em São Paulo os membros do Conselho Deliberativo da Fundação Itaú Unibanco aprovaram o acordo que distribui entre os participantes do plano ITAU BANCO CD um excedente financeiro de R$ 1 bilhão.
Esta distribuição foi negociada entre os representantes dos participantes e assistidos e a patrocinadora, levando em consideração o histórico de constituição do Fundo Previdencial e as razões que originaram a existência de seu excedente acumulado até 31/03/2016.
Agora, a Fundação vai apresentar para avaliação da Previc (Secretaria de Previdência Complementar), órgão fiscalizador, para posteriormente autorizar a liberação do crédito aos participantes.
“O repasse depende da aprovação da Previc para que a Fundação possa dar andamento no processo”, explica Cesar Caldana, diretor do Sindicato de Londrina e suplente do Conselho Deliberativo da Fundação Itaú Unibanco representando a Fetec-CUT/PR, que esteve presente na assinatura do acordo.
Segundo Cesar, na reunião também foram aprovadas alterações no regulamento e outros detalhes para contemplar as movimentações financeiras que irão ocorrer após a aprovação pela Previc.
Leia no quadro as informações que serão apresentadas para a Previc e que constam do acordo assinado pelo Conselho Deliberativo.
PREMISSAS 1) Data base: 31 de março de 2016; 2) Constituição de fundo administrativo/contingencial; 3) Destinação do excedente: 60% para os participantes e 40% para o Patrocinador; 4) Base de distribuição entre participantes: a. Ativos: saldo de contas formado por contribuições do patrocinador e aportes do fundo previdencial; b. Autopatrocinados, optantes pelo BPD e em fase de opção: saldo de contas formado por contribuições do patrocinador, aportes do fundo previdencial e contribuição normal do autopatrocinado; c. Assistidos: saldo de conta; 5) Percentual de destinação do excedente aos participantes: corresponde a 11,22% da base de distribuição; 6) Metodologia de cálculo: a. Participantes: o valor será apurado aplicando-se o percentual de 11,22% sobre a base de distribuição em 31 de março de 2016 e será convertido pela cota do perfil de investimento do participante naquela data. A quantidade de cotas resultantes será corrigida pelo perfil de investimento de cada participante até o mês da alocação; b. Patrocinadora: o valor será convertido e atualizado pela cota do fundo previdencial; c. Fundo Administrativo e Contingencial: o valor será convertido e atualizado pela cota do fundo previdencial; 7) Forma de alocação aos participantes: será realizada através de entrada de cotas no plano dos participantes, e a tributação observará a legislação vigente conforme opção feita pelo participante em época própria. 8) A literal que aparecerá como entrada no plano será: “Excedente financeiro do Fundo Previdencial”. |