COE cobra soluções para os problemas relacionados à incorporação do HSBC

27 de outubro 2016
![]() Valcecir Cenalli e Ana Claudia Ribeiro (à esq.) representaram o Vida Bancária na reunião preparatória da COE Bradesco |
Em reunião realizada ontem (26/10), na sede do Bradesco, em Osasco, a COE (Comissão de Organização dos Empregados) cobrou do banco soluções para os problemas decorrentes da incorporação do HSBC.
No período da manhã, dirigentes sindicais de vários Estados brasileiros, representando bancários do HSBC, do Bradesco e de outros bancos que também sofreram incorporações se reuniram na sede da Contraf-CUT, para debater e trocar experiências sobre os problemas gerados pelo processo de aquisição de outras instituições.
Após 5 milhões de contas-correntes do banco inglês terem migrado para o Bradesco, muitos problemas estão ficando sem respostas. As principais dificuldades enfrentadas pelos funcionários que foram abordadas na ocasião estão: a questão sobre a abertura das agências nos finais de semana; as duas horas-extras que estão sendo realizadas pelos bancários diariamente; o horário estendido das 9h00 às 17h00; a cobrança das metas; a questão sobre os planos de saúde, tanto dos ativos, como dos aposentados; entre outras.
Ana Claudia Ribeiro, diretora do Sindicato de Londrina e representante do Vida Bancária na COE Bradesco, afirma que na reunião ficou evidente a necessidade de lutar contra a retirada de direitos, já manifestada pelo banco em relação aos funcionários do HSBC.
“Queremos que o Bradesco respeite todos os funcionários, assim como as conquistas obtidas ao longo dos tempos, que não podem ser cortadas sem mais nem menos. Por isso, queremos negociar com a diretoria do banco soluções para resolver os graves problemas que surgiram agora com a incorporação do HSBC”, cobra.
Ana Claudia relata que na reunião da COE foram levantadas as reclamações não só dos funcionários em todo o país, mas também de clientes que encontram dificuldades para movimentar suas contas.
Próxima reunião
A reunião de negociação entre a COE e o Bradesco está prevista para acontecer na primeira quinzena de novembro.
Fonte: Contraf-CUT