28 de fevereiro é o Dia Mundial de Combate às LER/Dort

28 de fevereiro 2025
A OIT (Organização Internacional do Trabalho) definiu o dia 28 de fevereiro como o Dia Mundial de Combate às LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e Dort (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).
O objetivo da data é chamar atenção para doenças que têm relação direta com o trabalho e que atingem milhões de brasileiros, em especial a categoria bancária e outras que atuam com a entrada de dados.
As Ler/Dort são um grupo de doenças (tendinite, bursite, mialgias etc.) relacionadas ao trabalho.
Os principais sintomas dessas doenças são o aparecimento, no seu estágio avançado, de dores nos membros superiores, sensação de peso e fadiga.
O esforço repetitivo causa, em geral, lesões no ombro, inflamações em articulações e nos tecidos que cobrem os tendões.
Não deixe a doença avançar!
As LER/Dort, como a maioria das doenças, devem ser tratadas logo que surgirem os primeiros sintomas para evitar danos mais severos à saúde dos membros afetados.
De acordo com a secretária de Saúde do Sindicato de Londrina, Eunice Miyamoto, nos casos extremos pode ocorrer a perda dos movimentos dos membros afetados. “As LER/Dort podem levar à invalidez do trabalhador e da trabalhadora que não procurarem ajuda médica logo que surgirem os sintomas. Por isso, orientamos a prevenção e em caso do agravamento das lesões nos membros a procura imediata de tratamento”, alerta.
Procure o seu Sindicato se estiver com dificuldades para trabalhar e na hora do exame periódico do banco não omita nenhuma informação ao médico. Suas queixas ficarão registradas no ASO (Atestado de Saúde Ocupacional), que serão fundamentais para garantir o seu afastamento do trabalho para tratamento.
Por Armando Duarte Jr.