Operação “Demitiu, Parou” critica reestruturação no Mercantil do Brasil

28 de maio 2014
A agência do Banco Mercantil do Brasil em Londrina está com o expediente paralisado nesta quarta-feira (28/05), fruto do protesto realizado pelo Sindicato pela segunda edição da Operação “Demitiu, Parou” deste ano. O banco desligou uma funcionária que teve seu posto de trabalho eliminado pelo processo de reestruturação lançado em dezembro de 2013.
Valdecir Cenali, diretor do Sindicato de Londrina, critica essa medida do Mercantil do Brasil, que está seguindo o exemplo do Itaú, Santander, Bradesco e HSBC, enxugando pessoal para reduzir as despesas administrativas. “Não podemos admitir esse tipo de manobra, nem dos grandes tubarões privados, e nem mesmo dos pequenos, como o Mercantil do Brasil, que está anunciando a transformação do perfil de suas agências para faturar mais”, argumenta Valdecir.
Segundo ele, no final do ano passado o banco fechou oito agências e demitiu dezenas de funcionários e havia afirmado ao movimento sindical que não teria mais cortes. “O Mercantil já tem um quadro enxuto e não há justificativa para cortar mais”, avalia o diretor do Sindicato de Londrina.
Por Armando Duarte Jr.
Jornalista Diplomado – 2.495/PR