Geral

Pela redução dos preços do gás e da gasolina, todos nas ruas no dia 30!

Capa da Notícia

28 de maio 2018

Pela redução do preço do diesel, da gasolina e do gás de cozinha, pela mudança na política de preços, em defesa da Petrobras como empresa pública, pela saída de Pedro Parente da presidência da companhia e por eleições livres e democráticas, as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo conclamam a população a participar de mobilizações na quarta-feira (30/05).

Reunidos na tarde desta segunda-feira (28) na sede da CUT, dirigentes das frentes, que representam mais de 100 entidades, entre elas CUT, MST, MTST, CTB, Intersindical, CMP, UNE e Marcha Mundial das Mulheres, entre outras, divulgaram uma nota chamando a população e explicando as razões da mobilização nacional.

“O povo brasileiro está indignado com o alto custo de vida, o valor do gás e do combustível, que já aumentou mais de duzentas vezes em dois anos e exige respostas imediatas. Por isso, apoiamos a luta dos caminhoneiros em greve e dos petroleiros, que iniciarão uma greve de advertência de 72 horas a partir de zero hora do dia 30. Nosso apoio se concretiza com solidariedade e luta! Portanto, chamamos todas as pessoas a participarem do Dia de Luta em todo o País nesta quarta-feira, dia 30 de Maio”, diz trecho da nota.

Segundo a nota, “a disparada do preço do combustível se deve à política implantada por Michel Temer e Pedro Parente que submetem o nosso País, autossuficiente em petróleo, às variações e interesses do mercado internacional".

Outro trecho da nota reafirma a defesa da empresa pública e denuncia o ilegítimo: "Temer e sua base atuam para entregar a Petrobras às empresas multinacionais, agravando o problema dos preços do gás e dos combustíveis, nós dizemos que ela é do Brasil. É patrimônio do nosso povo e vamos continuar a defendê-la".

As frentes também defendem a democracia e são contra qualquer tipo de repressão.

“É fundamental garantir eleições livres e democráticas com a participação de todas as candidaturas. A única saída dessa crise passa pela retomada da democracia e pela defesa dos direitos do povo, contra todo o tipo de injustiça, violência e repressão”, diz trecho final da nota.

Confira abaixo a íntegra da nota:

QUARTA, 30 DE MAIO, É DIA NACIONAL DE LUTA!

Pela redução do preço do gás e do combustível, Frentes convocam dia nacional de luta.

O povo brasileiro está indignado com o alto custo de vida, o valor do gás e do combustível, que já foi reajustado mais de duzentas vezes em dois anos e exige respostas imediatas.

Por isso, apoiamos a luta dos caminhoneiros em greve e dos petroleiros que iniciarão uma greve de advertência de 72 horas a partir de zero hora do dia 30.

Nosso apoio se concretiza com solidariedade e luta! Portanto chamamos todas as pessoas a participarem do Dia de Luta em todo o País nesta quarta-feira, dia 30 de Maio.

A disparada do preço do combustível se deve à política implantada por Michel Temer e Pedro Parente que submetem o nosso País, autossuficiente em petróleo, às variações e interesses do mercado internacional.

Enquanto Temer e sua base atuam para entregar a Petrobras às empresas multinacionais, agravando o problema dos preços do gás e dos combustíveis, nós dizemos que ela é do Brasil. É patrimônio do nosso povo e vamos continuar a defendê-la. Por isso, exigimos a saída imediata do presidente da Petrobras Pedro Parente, a mudança na política de preços e o fim de qualquer tentativa de desmonte e privatização.

Está claro que o caos que o nosso País vive é fruto direto da falta de democracia e de um governo ilegítimo que está de costas para o povo. Por isso, mais do que nunca, é fundamental garantir eleições livres e democráticas com a participação de todas as candidaturas. A única saída dessa crise passa pela retomada da democracia e pela defesa dos direitos do povo, contra todo o tipo de injustiça, violência e repressão.

Pela redução do preço do diesel, da gasolina e do gás de cozinha!

Mudança imediata da política de preços dos combustíveis: Fora Parente!

Em defesa da Petrobras estatal, não à privatização!

Fora Temer! Por eleições livres e democráticas!

FRENTE POVO SEM MEDO

FRENTE BRASIL POPULAR

 

Por Érica Aragão/CUT Nacional