Geral

Diretor do Sindicato de Londrina é candidato a conselheiro na Fundação Itaú Unibanco

Capa da Notícia

28 de junho 2013

A Contraf-CUT definiu, em reunião realizada em maio, em São Paulo, os nomes que compõem a chapa apoiada pelo movimento sindical cutista nas eleições do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal da Fundação Itaú Unibanco. Na votação a ser realizada entre os dias 13 e 22 de julho também serão escolhidos os representantes dos bancários e bancárias ativos e assistidos nos comitês por planos.

Em razão das incorporações de instituições financeiras que foram realizadas pelo Itaú, a Fundação Itaú Unibanco é composta por vários planos de previdência complementar, o que levou a entidade a ter atualmente um total de ativos líquidos de R$ 17 bilhões.

Em 2005, depois de muita negociação, o movimento sindical conquistou a representatividade nos Conselho Fiscal e Deliberativo. Unilateralmente, o banco fechou a entrada de novos participantes nos planos já existentes em julho de 2002. Para os funcionários contratados a partir de agosto de 2002 o banco criou o PGBL, cuja adesão é facultativa.

De acordo com Cesar Caldana candidato ao Conselho Deliberativo, com apoio da Fetec-CUT/PR, a maior preocupação da Contraf-CUT foi apontar nomes que contemplem representatividade e qualificação para atuar nos Conselhos da Fundação Itaú Unibanco e nos Comitês. 

“A principal bandeira de luta é que todos os trabalhadores da holding tenham previdência complementar fechada (fundo de pensão), pois hoje mais da metade dos funcionários não possui este benefício”, ressalta Cesar.

A votação poderá ser feita através da o internet ou da URA (Unidade de Resposta Audível), bastando utilizar o número do CPF e de uma senha que será enviada especificamente para este fim e que perderá a validade após o voto. A eleição ocorrera pelo voto direto e secreto, sendo que o eleitor só poderá votar uma vez para a chapa do Conselho Deliberativo e Fiscal, e para um representante do comitê do plano o qual está vinculado.

 Existem participantes que constam em dois planos e que devido a esta situação votarão apenas no plano que lhe proporcione maior recurso individual.

Para representar os ativos, o movimento sindical está apoiando a Chapa 1 - “PREVIDÊNCIA PARA TODOS” – Convicção e Experiência, e também os nomes dos indicados para compor os comitês por planos.

 “É importante que todos os bancários que possuem fundo de pensão fiquem atentos para que no momento do voto para a Chapa 1 - PREVIDÊNCIA PARA TODOS – Convicção e Experiência - observem o nome do representante indicado para o seu fundo de pensão que será divulgado e apoiado pela Chapa 1” – orienta Cesar Caldana, que é diretor do Sindicato de Londrina e representante da Fetec-CUT/PR na COE Itaú.