CUT: 32 anos de organização da Classe Trabalhadora

28 de agosto 2015
Neste dia 28 de agosto, Dia da Categoria Bancária, a CUT (Central Única dos Trabalhadores) faz aniversário de 32 nos de fundação.
Presente em todos os ramos de atividade econômica do país, a entidade se consolida como a maior Central Sindical do Brasil e da América Latina, sendo também a quinta maior do mundo, com 3. 806 entidades filiadas, 7.847.077 trabalhadoras e trabalhadores associados e 23.981.044 na base.
Sua fundação ocorreu durante o 1º Conclat (Congresso Nacional da Classe Trabalhadora), em 1983, em São Bernardo do Campo (SP), época em que o país estava se preparando para sair dos tempos sombrios da ditadura militar. Surgia ali o movimento que criou o chamado “novo sindicalismo”, baseado em princípios de igualdade e solidariedade para representar sindicalmente e dirigir a luta dos trabalhadores e trabalhadoras da cidade e do campo, do setor público e privado, ativos e inativos, por melhores condições de vida e de trabalho e por uma sociedade justa e democrática.
Desde então, a CUT participa ativamente das lutas das diversas categorias filiadas, bem como de campanhas gerais, a exemplo do movimento “Diretas Já”, e de outros importantes momentos da vida dos brasileiros e brasileiras.
Nos dias atuais, os desafios da Central estão focados na luta da Classe Trabalhadora contra a retirada de direitos históricos, não só dos trabalhadores e trabalhadoras, mas também das classes menos favorecidas, a pretexto de combater os efeitos da crise financeira mundial no país.
Mantendo firmes os propósitos que levaram à sua criação, a CUT segue em frente nestes 32 anos de atividades pronta para enfrentar os novos desafios.
Parabéns!