Encontro Nacional define prioridades das negociações deste ano

29 de maio 2015
![]() A delegação do Paraná presente no Encontro dos dirigentes sindicais nos dias 26 e 27/05, em São Paulo |
Foi realizado nos dias 26 e 27 de maio, em São Paulo, o Encontro Nacional dos Funcionários do Itaú, com o objetivo de definir as prioridades para as negociações específicas deste ano com o banco.
Os principais temas apontados foram: o programa próprio do banco (AGIR) e a cobrança de metas abusivas; desvio de função, o que tem aumentado muito no Itaí; manutenção da autogestão do Plano de Saúde e ampliação da rede credenciada de atendimento aos funcionários dependentes, além de outras questões referentes a esse tema.
“Precisamos combater essa pressão cotidiana que os funcionários sofrem para o cumprimento das metas. Isso tem aumentado o adoecimento físico e mental dos bancários e bancárias. Além disso, o programa AGIR acarreta o assédio organizacional”, avalia Kelly Menegon, secretária de Saúde do Sindicato de Londrina e integrante da COE (Comissão de Organização dos Empregados).
Outros pontos debatidos no Encontro Nacional foram a reabilitação profissional, a volta da descrição de função dos cargos nas circulares internas, fim da revista íntima e dos pertences dos funcionários, instalação de portas de segurança e contratação de vigilantes nas agências de negócios.
Segundo Kelly, o fim da rotatividade e da eliminação de postos de trabalho têm sido alvo de cobranças constantes do movimento sindical. “As agências estão com falta de funcionários, sobrecarregadas e há um medo constante de perda do emprego. Por isso a questão do emprego é fundamental no Itaú”, finaliza a diretora do Sindicato de Londrina.