Bancários do Itaú recebem devolução do Imposto Sindical

29 de junho 2016
Os bancários e bancária da agência 109, do Itaú em Londrina, receberam nesta quarta-feira (29/06), os valores correspondentes a 60% do desconto que tiveram nos salários do mês de março, referente à Contribuição Sindical, mais conhecida como Imposto Sindical.
A presidenta do Sindicato de Londrina, Regiane Portieri, explicou a todos as razões que levaram a diretoria a abrir mão de sua parcela nesta taxa instituída em 1943, durante o governo de Getúlio Vargas, e que ainda nos tempos atuais vem sendo imposta aos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros.
“Renovamos mais uma vez este compromisso assumido junto aos bancários e bancárias filiados de nossa base territorial, reafirmando a política de manter o Sindicato por meio dos recursos arrecadados através das mensalidades”, ressalta.
Regiane afirma que os funcionários do Itaú foram os últimos a receber a devolução do Imposto Sindical pela demora do banco em enviar as listagens.
Veja como é rateado o Imposto Sindical
O Imposto Sindical (Contribuição Sindical, foi instituído pelo então presidente da República, Getúlio Vargas, através do Decreto-Lei no 5.452, de 1º de maio de 1943. Para os trabalhadores, ele corresponde a um dia de trabalho, descontado sempre nos salários do mês de março. O objetivo inicial desse imposto era financiar as atividades sindicais, mas com o passar do tempo ele passou a servir de sustentação de entidades sem qualquer representatividade, interessadas apenas na obtenção desses recursos.
O dinheiro é arrecadado pela Caixa Econômica Federal e posteriormente rateado entre entidades e o Ministério do Trabalho.
|
---|
Por Armando Duarte Jr.