Geral

Ação do movimento sindical resulta na extinção do banco de habilitados do PSIC

Capa da Notícia

29 de agosto 2015

A Caixa Econômica Federal comunicou ontem (28/08) aos seus empregados a decisão de extinguir o Banco de Habilitados. A decisão ocorreu após notificações e audiências no MPT (Ministério Público do Trabalho) da 10ª Região, em Brasília, recomendando a extinção.

"Nós tentamos a via negocial para resolver a situação. Como a Caixa foi intransigente, o Sindicato dos Bancários de Brasília acionou o MPT. Poderíamos ter evitado esse desgaste se a Caixa tivesse acolhido a reivindicação dos representantes dos trabalhadores, via negociação com a CEE/Caixa", explica Genesio Cardoso, representante do Paraná na CEE/Caixa.

A Caixa informou que, a partir de agora, todos os empregados que possuam os requisitos para as funções gratificadas Assistente Júnior, Assistente Executivo Júnior, Assistente Pleno, Assistente Executivo Pleno, Assistente Sênior, Assistente Executivo Sênior, Assistente Máster, Assistente Máster TI, Consultor Matriz e Consultor TI, e não possuam outro tipo de impedimento, poderão manifestar interesse em participar dos PSIC publicados a partir do dia 28/08/2015. 

O MPT-DF, representado pela procuradora Ana Cristina Tostes Ribeiro, expediu NR (Notificação Recomendatória) no dia 13 de agosto para que a Caixa Econômica Federal anulasse, no prazo máximo de quinze dias, os processos de habilitação Certificado de Conhecimentos Sistemática 002/2015, Sistemática 003/2015 e Sistemática 004/2015. 

Por Paula Padilha/Sindicato de Curitiba