Sindicato de Londrina orienta categoria a denunciar abusos nos bancos

30 de abril 2014
Aproveitando a passagem do dia 28 de Abril, Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, que este ano tem como destaque o combate ao assédio moral, o Sindicato de Londrina está distribuindo um folder com informações sobre este problema que está afetando a categoria.
“Procuramos com este material conscientizar e incentivar os bancários e bancárias a utilizar o canal de denúncias que foi conquistado na Campanha Nacional Unificada 2010, como forma de combater o assédio moral nos bancos”, explica Wanderley Crivellari, presidente do Sindicato de Londrina.
Wanderley lembra que o assédio moral é resultado do comportamento adotado por alguns gestores e, às vezes, até mesmo por colegas de trabalho, que se baseia na humilhação, ataques à dignidade de seus subordinados e pressão constante para que as metas absurdas sejam atingidas.
“Esse tipo de conduta é decorrente da atual forma de organização do trabalho adotada pelo Sistema Financeiro, focada apenas na ampliação dos lucros sem levar em conta os efeitos que isso provoca na saúde física e mental de seus funcionários”, avalia.
O folder traz o texto do Acordo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho que estabelece o Combate ao Assédio Moral. Através deste instrumento, bancários e bancárias podem procurar o Sindicato para denunciar casos de abusos a que foram submetidos. Este procedimento garante a preservação da identidade da vítima e os bancos têm prazo de 45 dias para apresentar resposta a respeito das providências tomadas, bem como a punição imposta ao agressor.
Clique aqui para ler o folder. Não sofra em silêncio. Denuncie a prática do assédio moral!
Jornalista Diplomado – 2.495/PR