Geral

Sindicatos do VIDA BANCÁRIA se reúnem com Superintendência Regional em Londrina

Capa da Notícia

30 de julho 2014

Diretores dos Sindicatos do VIDA BANCÁRIA (Apucarana, Arapoti, Cornélio Procópio e Londrina) estiveram reunidos ontem (29/07) com a Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal. Na oportunidade foram levantadas as demandas a respeito da falta de funcionários de forma generalizada nas unidades que estão sob a jurisdição da Regional de Londrina, gerando sobrecarga de trabalho.

Segundo Amaury Soares, secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato de Londrina, a empresa não sinalizou a possibilidade de que possam ocorrer contratações para aliviar esse quadro.

“Também solicitamos reorientação aos gestores sobre o trabalho fora do ponto eletrônico (Sipon), lembrando que a Caixa não admite trabalho fora do ponto”, relata Amaury, alertando que essa prática pode levar inclusive à demissão.

Ainda sobre o tema jornada de trabalho, a empresa anunciou que todos os gestores passarão a marcar o ponto eletrônico a partir de 1º de agosto.

O “atendimento expresso” foi outro assunto destacado na reunião com os Sindicatos. A Superintendência informou que os funcionários acabaram de receber treinamento sobre as funções que deverão efetivamente ser desempenhadas por esse tipo de atendimento. “Ainda restam pontos a serem ajustados, como, por exemplo, o atendimento de FGTS nesta modalidade, visto ser uma função que requer tempo maior do que outras”, salienta.

Os dirigentes sindicais apresentaram à Caixa denúncias recebidas de clientes que foram impedidos de entrar nas agências, sendo “empurrados” para lotéricas e demais correspondentes bancários. Foi questionado ainda o não atendimento de clientes de outras agências em Londrina, o que os obriga a procurar sua agência de origem. Em relação a esta questão, a Superintendência respondeu de forma enfática que a Caixa tem que atender os clientes que procuram atendimento.

Outro problema relatado que diz respeito ao atendimento nos caixas é a formação de fila na parte de dentro dos biombos. “As pessoas são chamadas sem que os caixas já tenham acabado de concluir o atendimento, gerando uma situação de estresse e insegurança”, afirma o diretor do Sindicato de Londrina. Esta situação deverá ser verificada pela Superintendência Regional.

No final da reunião com os Sindicatos do VIDA BANCÁRIA foram discutidas também questões envolvendo estrutura física de agências e PABs. “O que vemos nas unidades da Caixa é uma série de conseqüências devido à falta de funcionários. Vamos continuar insistindo sobre a necessidade de contratações para melhorar as condições de trabalho e de atendimento”, finaliza Amaury Soares.