Geral

Luta contra desmonte do BB é destaque do Vida 1.419

Capa da Notícia

30 de novembro 2016

Como forma de estimular os funcionários e funcionárias do Banco do Brasil a se engajarem na mobilização contra o desmonte e em defesa dos empregos, bem como dos direitos, a Capa da edição nº 1.419 do Vida Bancária faz um relato das atividades desenvolvidas pelo Sindicato de Londrina até agora.

O jornal informa que a reestruturação deve provocar o fechamento de uma agência na base territorial da entidade e transformar seis em PAAs (Postos de Atendimento Avançado).

“O banco descomissionou muitos funcionários e isto os deixa na completa incerteza sobre a realocação, sem falar nas pressões para quem tem condições de se aposentar para aderir ao programa lançado pelo banco nessa reestruturação”, relata Regiane Portieri, presidenta do Sindicato de Londrina.

Segundo Regiane, o Sindicato está atento ao desenrolar deste processo e  está agindo no sentido de garantir a manutenção dos direitos do funcionalismo.

Nas páginas centrais, o jornal noticia a atividade feita pelo Sindicato de Londrina no dia 23 de novembro, Dia Nacional de Luta dos Funcionários do Bradesco e, também, divulga as declarações dadas pelo presidente do banco, Luiz Carlos Trabuco, anunciando a intenção do fechamento de agências consideradas “não lucrativas”.

O Vida informa ainda as negociações específicas com o CCB (China Construction Bank) sobre a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho que regulamenta o PPR (Programa de Participação nos Resultados).

Leia também sobre a decisão do TST (Tribunal Superior do Trabalho) de alterar o divisor do cálculo das horas extras da categoria bancária, o que levará à perda de 20% do valor que os bancos terão que pagar pelo tempo que exceder a jornada normal.

Defesa da Caixa 100% pública

A reestruturação na Caixa Econômica Federal é abordada nesta edição, com o alerta para que os empregados e empregadas retomem a campanha em defesa da manutenção do banco 100% público. Segundo declarou o presidente da Caixa, Gilberto Occhi, está previsto o fechamento de 100 agências que não dão lucro, lançamento de um novo plano de apoio à aposentadoria, com o objetivo de dispensar cerca de 11 mil funcionários, e a vende de ações da Lotex e da Caixa Seguradora.

Na pág. 4, o destaque é a participação do Sindicato de Londrina na Campanha “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres.

O tema da Coluna “Saúde Bancária” desta semana é a doação de sangue. Este procedimento, além de ajudar a salvar vidas, também traz benefícios para o sistema cardiovascular, auxiliando o organismo a produzir células jovens.

Leia isto e muito mais na edição nº 1.419 de Vida Bancária impresso.

Por Armando Duarte Jr.