SUS inicia vacinação contra o HPV em meninas de 11 a 13 anos

31 de janeiro 2014
O Programa Nacional de Imunizações do SUS (Sistema Único de Saúde) já conta com a vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano) em meninas de 11 a 13 anos de idade, como forma de prevenir a incidência de câncer no colo do útero no futuro.
A partir do dia 10 de março a vacina a imunização será feita em escolas e nos Postos de Saúde. Em 2015, serão vacinadas as meninas entre 9 e 11 anos e em 2016 apenas as de 9 anos de idade. A segunda dose deverá ser aplicada seis meses depois e a terceira em cinco anos.
De acordo com o Ministério da Saúde, esta faixa etária foi escolhida porque nesta idade a produção de anticorpos contra o HPV tem maior eficácia.
O que é o HPV?
O HPV é a doença sexualmente transmissível mais comum no mundo, com 6 milhões de pessoas infectadas anualmente. Apesar de nem todas as pessoas que tenham contato com o vírus estejam sujeitos a ter câncer, ele está presente em mais de 90% dos casos dessa doença.
O HPV provoca o câncer do colo do útero e pode surgir através de verrugas genitais. A vacina não dispensa a utilização do preservativo nas relações sexuais, que são o principal meio de transmissão dessa doença.
É indispensável a realização rotineira do exame Papanicolau para diagnosticar a existência ou não do câncer.