Geral

Massacre aos empregos na categoria é destaque do Vida desta semana

Capa da Notícia

31 de janeiro 2017

A extinção de 20.553 postos de trabalho na categoria pelos bancos em 2016 é denunciada na matéria de Capa da edição 1.424 do Vida Bancária.

Dados revelados pela PEB (Pesquisa do Emprego Bancário), produzida em conjunto pela Contraf-CUT e o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), com base em informações do Caged (Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados), órgão do Ministério do Trabalho), apontam que o sistema financeiro cortou no ano passado 107,9% a mais de vagas do que no ano anterior.

Por conta dos desligamentos feitos pelo plano de reestruturação e de incentivo à aposentadoria do Banco do Brasil a PEB revela que houve saldo negativo de postos de trabalho em dezembro de 2016, com 9.028 vagas a menos nos bancos.

Os bancários e bancárias mais velhos, de acordo com a pesquisa, foram os principais atingidos nos cortes feitos na categoria, revelando a manutenção da política de rotatividade nos bancos e da discriminação nos bancos, que também afeta as mulheres, por receberem remuneração inferior a que é paga aos homens.

“O cenário atual demonstra que precisamos ampliar nossa mobilização para pressionar mudanças e corrigir essas distorções existentes no setor bancário. Temos que lutar pela manutenção dos empregos e para acabar com a discriminação existente, cobrando dos bancos igualdade e, principalmente, respeito aos trabalhadores e trabalhadoras que dedicam boa parte de suas vidas para elevar seus ganhos”, avalia Regiane Portieri, presidenta do Sindicato de Londrina.

Licença-paternidade

Também como destaque na Capa da edição desta semana o Vida Bancária informa que a Fenaban entrou em contado com o Comando Nacional dos Bancários para comunicar que está em vigor a Lidença-paternidade de 20 dias para os bancários.

Este direito é uma conquista da Campanha Nacional Unificada 2016, prevista na cláusula 26 da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho). Segundo a Fenaban, os bancos já foram comunicados sobre isso e caso houver algum problema estes devem ser relatados ao seu Sindicato.

Nas páginas centrais o jornal relata a reunião realizada pelo Sindicato de Londrina com o novo Gerev (Gerente Regional de Varejo) do Banco do Brasil. No encontro, dirigentes da entidade levantaram as consequências da reestruturação que está em curso no banco, como, por exemplo, os descomissionamentos, funcionários excedentes e reposição de vagas.

Também foram cobradas respostas a respeito da situação das agências que apresentam problemas nos sistemas de ar condicionado.

O Vida divulga a primeira Operação “Demitiu, Parou” no Santander na base de Londrina em 2017, motivada pela dispensa de uma funcionária do setor de caixa na agência Select, bem como o lucro líquido de R$ 7,3 bilhões obtido pela filial do banco espanhol no Brasil.

Sobre as demandas referentes à Caixa Econômica Federal, o jornal traz um resumo sobre a primeira rodada de negociação permanente com o banco este ano, marcada pela falta de avanços, informa a vitória da Chapa 1 na eleição para representante dos empregados no Conselho de Administração, e noticia o posicionamento contrário da CEE (Comissão Executiva dos Empregados) em relação ao aumento nas contribuições do pessoal da ativa e aposentados do Saúde Caixa.

Confraternização dos aposentados

Na pág. 4, o Vida Bancária tem como destaque o Chá da Tarde organizado pelo Sindicato de Londrina no dia 24/01, em comemoração ao Dia Nacional do Aposentado. A tradicional atividade reuniu cerca de 80 pessoas num clima de muita alegria.

Tem também os balanços de 2016 das Secretarias de Saúde e de Assuntos Jurídicos do Sindicato de Londrina dos atendimentos feitos à categoria e ações encaminhadas pelas duas pastas.

Por Armando Duarte Jr.