Geral

O que é bronquite?

Capa da Notícia

31 de maio 2014

A bronquite é uma inflamação das vias que levam o ar para os pulmões da pessoa, dificultando a respiração, podendo ser aguda (curta duração) ou crônica (ocorre por muito tempo). No segundo caso ela pode se transformar em DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), geralmente causada pelo uso do tabaco.

A bronquite aguda surge geralmente por vírus, mas também pode ocorrer por infecção bacteriana nas vias respiratórias. Esta doença afeta mais os idosos, crianças, bebês, cardíacos, pessoas com problemas pulmonares e fumantes.

Já a bronquite crônica se caracteriza pela produção excessiva de muco e pode ser diagnosticada se a pessoa tossir com muco na maior parte dos dias do mês, por pelo menos três meses. Esta doença pode se agravar com o contato com ar poluído, poeira, agentes químicos, ácaros etc.

Se a tosse permanecer por mais de duas semanas recomenda-se a procura de um médico.

Como diagnosticar a doença?

Para detectar a bronquite, o médico vai utilizar o estetoscópio para ouvir o som dos pulmões. Ele também pode pedir Raio X dos pulmões, testes para verificar o seu funcionamento e a quantidade de oxigênio que está no sangue, além de exames para identificar se há inflamação ou infecção bacteriana.

Identificada se a pessoa está com bronquite e é aguda ou crônica, o médico vai indicar o tipo de tratamento a ser feito. No primeiro caso é indicada uma boa hidratação, uso de vaporizadores, de analgésicos, descongestionantes e evitar a exposição aos fatores de risco para prevenir as crises.

Para tratar a bronquite aguda recomenda-se parar de fumar e evitar ambientes em que se tenha fumaça do tabaco, uso de medicamentos broncodilatadores, antibióticos, mucolíticos e anti-inflamatórios. Importante: só utilize remédios sob orientação médica.