Operação "Demitiu, Parou" atinge agências Guaporé e Ouro Verde do Itaú

05 de fevereiro 2014
![]() A agência da Rua Guaporé também teve o expediente afetado pelo protesto de hoje em Londrina |
O Sindicato de Londrina está estreando hoje (5/02) a Operação "Demitiu, Parou" este ano no Itaú com atividades de protesto nas agência da Rua Guaporé e Ouro Verde. Nas duas unidades foram dispensados bancários com vários anos de serviços prestados ao banco e que atuavam na gerência.
"Nem mesmo com o lucro de R$ 15,695 bilhões, o maior da história do mercado nacional o Itaú não desiste de reduzir ainda mais seu quadro de pessoal, gerando com isso mais sobrecarga de serviços, mais demora no atendimento e ampliação do temor dos funcionários que ficaram em relação ao futuro do emprego no banco", aponta Wanderley Crivellari, presidente do Sindicato de Londrina.
De acordo com ele, o balanço demonstra que o Itaú cortou 2.734 postos de trabalho em 2013, ao mesmo tempo em que os demais setores produtivos do país geraram 1,1 novos empregos. "Com essa ganância sem limite, o banco consegue cobrir 1,5 vez as despesas com a folha de pagamento somente com o que arrecada através da cobrança de tarifas e serviços dos clientes", denuncia Wanderley.
Essas receitas, chamadas secundárias, registraram um excedente em relação à folha de 57% no ano passado, contra 44,8% contabilizados em 2012.
Por Armando Duarte Jr.
Jornalista Diplomado - 2.495/PR