Geral

Sindicato de Londrina protesta contra novos cortes de pessoal no Itaú

Capa da Notícia

05 de fevereiro 2015

A diretoria do Sindicato de Londrina está realizando hoje (5/02) a primeira Operação “Demitiu, Parou” deste ano no Itaú. O protesto está ocorrendo na agência Ouro Verde, onde foi registrada a dispensa de um gerente. O banco recordista em lucros também demitiu na semana passada um gerente da agência de Uraí.

Com faixas e cartazes, o Sindicato está criticando a ganância do banco, que no ano passado mandou para o olho da rua 46 bancários e bancárias somente na base territorial da entidade, comprometendo ainda mais as já precárias condições de trabalho e de atendimento. No país, conforme revela o balanço de 2014, o Itaú cortou 2.521 vagas em seu quadro de pessoal.

Para Kelly Menegon, diretora do Sindicato de Londrina e representante do Paraná na COE Itaú, o lucro líquido de R$ 20,6 bilhões, o maior da história, obtido no ano passado, não foi suficiente para conter o processo de eliminação de postos de trabalho e a prática da rotatividade.

“Como o Itaú demitiu dois funcionários da área gerencial, não resta dúvidas de que a intenção é reduzir a massa salarial para elevar ainda mais o ganho fácil. O pior é que isso vem de uma instituição que não tem justificativas para economizar, já que alcançou um crescimento superior a 30% em seu lucro no ano passado em comparação com 2013”, argumenta Kelly.

Clique aqui para ver mais detalhes sobre o balanço do Itaú.

Por Armando Duarte Jr.
Jornalista Diplomado – 2.495/PR